Anchieta / Economia - 19 de Junho de 2017 - 11h57

​Anchieta adere ao Programa Cidade Empreendedora

Foto: Divulgação

Anchieta está entre os quatro municípios do extremo oeste catarinense que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/SC. A iniciativa tem por objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos de desburocratização, Sala do Empreendedor, compras governamentais, gestão de projetos, educação empreendedora, levantamento de oportunidades, planejamento estratégico para a gestão municipal, plano de desenvolvimento econômico, entre outros.

O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, explica que o conjunto de soluções auxiliará no desenvolvimento do ambiente de negócios com metodologia formatada para atender os municípios de acordo com a realidade local. “As ações iniciam com diagnóstico, alinhamento interno com a equipe da prefeitura, divulgação do programa para a comunidade e seguem com a equipe de consultores especialistas implementando as soluções”.

O prefeito Ivan Canci salienta que o objetivo é promover o desenvolvimento do município com a criação de políticas que ofereçam condições adequadas para quem quer empreender. “Queremos, com visão estratégica, despertar na sociedade novos empreendedores para investir e aumentar sua capacidade de trabalho”.

Anchieta conta atualmente com quase 6 mil habitantes e 611 empresas de todos os ramos registradas. A maioria é formada por pequenos negócios e, além da agropecuária, responsável pela ocupação de 70% da população economicamente ativa, os outros 30% são dos segmentos de comércio, serviços e indústria. Ao todo, 600 profissionais trabalham em empreendimentos da área do comércio e indústria. “Nosso foco é organizar o município e fortalecer a geração de emprego e renda. Também estamos desenvolvendo ações para explorar uma nova atividade: o turismo rural. Temos buscado apoio do Sebrae, que é um parceiro estratégico, para esse conjunto de ações”, completa o prefeito.

Além de Anchieta, também aderiram ao projeto no extremo oeste catarinense os municípios de Descanso, Maravilha e São José do Cedro. Segundo o gestor estadual do Programa Diego Wander Demétrio, até o momento 31 cidades aderiram à iniciativa em todo o Estado. “Com a implementação das ações, os municípios aprimorarão o ambiente de negócios nos mais variados segmentos, o que fortalecerá a economia local, regional e Estadual”.

O programa conta com três modalidades: Essencial (16 soluções), Premium (25 soluções) e Ultimate (34 soluções).

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024