Educação - 27 de Junho de 2017 - 07h22

​Santa Catarina está implantando novo processo de contagem da alimentação escolar

Foto: Divulgação/ADR

Para tornar o processo de contagem da alimentação escolar mais ágil, econômico e transparente, a Secretaria de Estado da Educação (SED) desenvolveu um aplicativo de contagem automática das refeições servidas aos alunos.

Ao todo, 270 escolas da rede estadual de ensino deverão utilizar o novo método para contabilizar a merenda nas escolas. A estimativa, segundo a Secretaria de Estado da Educação, é economizar em até 10% em 2017, sendo que em 2016 o investimento em alimentação escolar foi de R$ 130 milhões.

Na semana passada, as servidoras da Gerência Regional de Educação (Gered) de São Lourenço do Oeste, Denize Maria Comunello Ranzan (Supervisora de Articulação com os Municípios) e Julcimara Teixeira Prior (Núcleo de Tecnologia em Educação), participaram de uma capacitação oferecida pela Secretaria de Estado da Educação e Ciasc, onde aprenderam a utilizar o aplicativo que está instalado em tablets fornecidos às escolas.

A capacitação aconteceu na cidade de São Carlos, no extremo oeste catarinense e contou também com profissionais de outras três instituições de ensino da região de São Lourenço, sendo EEB Raul Pompeia de Campo Erê, EEB Olga Nunes de Abreu de Coronel Martins e EEB São Bernardino de São Bernardino. Profissionais de outras ADRs também participaram do encontro.

Sobre o método

Foram desenvolvidos dois métodos com linguagens diferentes para serem utilizados de acordo com a realidade de cada escola. Dessa forma a contagem poderá ser feita por meio das câmeras digitais dos tablets fornecidos a escola via QR Code ou por código de barras lido através do aparelho leitor de código de barras identificado no computador. Cada estudante terá a própria Carteira de Identificação Estudantil emitida pelo Sistema de Gestão Escolar de Santa Catarina (Sigesc) o que garante precisão na contagem.

Cerca de 180 mil estudantes terão acesso ao aplicativo no momento das refeições. Os dados computadorizados serão transferidos para o sistema de registros da alimentação escolar, repassando a quantidade de refeições a serem pagas por estudante em cada escola.

Para o domínio do aplicativo, 320 profissionais das escolas entre gestores, assistentes de Educação e profissionais das Gerências de Educação estão passando por uma formação que visa apresentar o novo sistema e aperfeiçoar o uso dos tablets.

Para a servidora Denize, que atua diretamente com o setor de alimentação escolar na região, trata-se de uma forma de legitimar a quantidade e garantir a qualidade da merenda. A ação também proporciona segurança aos estudantes e profissionais em relação ao que consta no cardápio. A servidora Julcimara, que atua no Núcleo de Tecnologia em Educação – NTE, também participou do treinamento, para atuar no suporte ao aplicativo caso seja necessário.

Neste primeiro momento 270 escolas da rede estadual de ensino, com mais de 900 alunos terão acesso ao aplicativo e até o final de 2018 todas as escolas da rede estadual passarão a utilizar o novo sistema. Atualmente, os estudantes entregam uma fichinha de papel para a profissional responsável pelo acesso do aluno ao refeitório, que conforme apurado pela SED e em auditorias internas pode resultar em imprecisão dos números finais das refeições servidas e pagas às empresas prestadoras do serviço de alimentação escolar.

O gerente de Educação João Patinho enalteceu a iniciativa da Secretaria da Educação e ressalta que a ação garante muito mais transparência e agilidade na contagem de refeições.

De acordo com o analista e desenvolvedor do aplicativo, Edson Luiz Pacho, a nível de gestão, a ferramenta facilita e otimiza o tempo de trabalho. “Além de fatores como os relatórios finais diários emitidos, a análise nutricional é outro destaque, pois o sistema possibilita identificar os estudantes que acabam se interessando por alimentos mais calóricos e acabam não ingerindo nos dias que é oferecido salada, frutas e verduras por exemplo”, esclarece o profissional.

Próximo Passo

De acordo com as profissionais da Gered, o próximo passo é multiplicar o que aprenderam com profissionais de outras escolas da região. Uma capacitação está sendo organizada, ainda não há uma data definida, mas garantem que será em breve.

Fonte: campoere_1.com

Galeria

  • Foto: Divulgação/ADR

    Foto: Divulgação/ADR

  • Foto: Divulgação/ADR

    Foto: Divulgação/ADR

  • Foto: Divulgação/ADR

    Foto: Divulgação/ADR

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024