Campo Erê / Saúde - 07 de Agosto de 2017 - 16h24

Prevenção das deficiências - Lei institui Agosto Laranja

Foto: Divulgação

O programa prevenir vem sendo desenvolvido pelas APAEs do estado de Santa Catarina desde 2012 e tem como objetivo a prevenção das deficiências através da conscientização.

Estima-se que no Brasil 24,5 milhões de pessoas possuam algum tipo de incapacidade, 56,6% dessas deficiências são adquiridas e todos os meses cerca de 8.000 brasileiros adquirem uma deficiência.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que 70% ou mais das deficiências poderiam ser evitadas. Por tanto com o número crescente de bebês encaminhados às instituições fez-se necessária à criação do Programa de Prevenir.

Assim diante da importância que o tema representa o vereador Robson Ramos, apresentou em Junho passado um projeto de Lei intitulado, AGOSTO LARANJA, aprovado pela câmara de vereadores e sancionado pelo prefeito municipal.

A partir deste ano o mês de Agosto vai passar a ser à realização de ações objetivando a conscientização das deficiências.

Já neste mês, a prevenção além da qualidade de vida representa também uma considerável diminuição dos elevados gastos destinados ao tratamento e reabilitação da pessoa com deficiência.

Todo programa esta sendo desenvolvido em parceria com a Secretária de Saúde do Município, na área da Educação e no âmbito social, com palestras, seminários, participação em conselhos e atividades envolvendo o assunto.

Conhecimentos para prevenir

Antes de engravidar

O casal deve procurar um médico para verificar as condições de saúde, vacinas, fazer exames específicos e iniciar o uso do acido fólico.

Durante a gravidez

Deve-se fazer o pré-natal, alimentar-se adequadamente, evitar bebidas alcoólicas, cigarro e automedicação.

No momento do parto

Ter o bebe no hospital com a presença de um obsetreta na sala de partoi.

Depois do nascimento

Amamentar, realizar os testes (olhinho, pezinho, orelhinha, linguinha e coração), vacinar e levar regularmente ao pediatra.

Sinais de alerta

- Bebe muito duro ou mole;

- Dificuldade em sugar;

- Mulito quieto

- não fixa os olhos e nem acompanha os objetos;

- Não tem controle da cabeça após três meses;

- Cabeça muito grande ou pequena:

- Não imita sons;

- Não senta após 8 meses;

- Não fala ou fala errado;

- Crianças hiperativas;

- Dificuldade em interagir com os outros

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024