Tecnologia - 26 de Setembro de 2017 - 10h48

Cabo submarino vai transmitir 160 terabits de dados por segundo

Foto: Divulgação

Um novo cabo submarino construído pelas empresas Facebook, Microsoft e Telxius acaba ser instalado a mais de 5 mil metros de profundidade. O cabo irá fornecer até 160 terabits de dados por segundo, equivalente à transmissão de 71 milhões de vídeos HD ao mesmo tempo e 16 milhões de vezes mais rápido do que uma conexão doméstica.

O cabo liga Virginia Beach, nos Estados Unidos, até Bilbao, no norte da Espanha. A instalação começou em agosto de 2016 e, apesar de ter terminado na última quinta-feira, 21, a Microsoft informou que sua operação só terá início em 2018.

A Telxius servirá como operadora do cabo e venderá sua capacidade a prestadores de serviços externos. Já a Microsoft e o Facebook usarão o cabo para atender suas próprias necessidades e garantir estabilidade às conexões da região.

Espanha - Brasil

Espanha e Brasil vão construir um cabo submarino que unirá as cidades de Mari e São Paulo usando anéis de fibra blindada. O objetivo é desviar as comunicações para fora dos Estados Unidos, redirecionando chamadas telefônicas e a navegação pela internet.

No anúncio do projeto, o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, explicou que a obra deve ajudar a aumentar a privacidade e a segurança dos dados dos usuários. A expectativa é de que a implantação aconteça até 2019.

Fonte: Olha Digital

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024