Campo Erê / Segurança - 14 de Outubro de 2017 - 11h33

​Resgate da história - 40 anos da queda de um avião em Campo Erê.

Foto: arquivo www.campoere_1.com

A alguns dias o portal da rádio Emy10 de Bom Jesus do Oeste publicou uma matéria sobre a queda de um avião, acidente ocorrido em 12 de outubro de 1977.

Com base nas informações o portal CampoErê.Com, foi em busca de mais detalhes daquela queda.

No dia 12 de outubro de 1977, dia nublado com um pouco neblina, um avião de pequeno porte cruzava o céu da região e talvez perdido no espaço, ou uma possível pane, tentou aterrissar em uma lavoura de fumo na linha Vista Gaucha, interior de Campo Erê, hoje Santa Terezinha do Progresso, e quase atingiu um grupo de 30 alunos, que brincavam em um campinho de futebol, comemorando o dia das crianças.

Nesse meio um menino, goleiro de uma das equipes, hoje empresário, Nilson Engel, na época com nove anos, morador da linha Rainha da Serra, contou para o portal, que o susto foi tão grande ao ver o ronco dos motores e o vulto se aproximando, que nem se lembra o quanto correu para fugir do local.

A correria foi grande e só depois de passado o susto, foi ver que uma das asas derrubou a trave em que ele estava. Mas o que surpreendeu foi a quantidade de gente que foi ver o acidente, pessoas de toda a região fizeram uma via sacra, mas alguns deles saquearam o que tinha de valor das vitimas. Há informações, não confirmadas, de que havia até malas de dinheiro, mas o exercito brasileiro, com sede em São Miguel do Oeste, esteve no local e conseguiu recuperar, boa parte dos pertences dos 7 passageiros e 2 tripulantes.

As informações dos ocupantes do avião, também não estão bem claras, na época dizia-se que eram da Eletrosul, mas é mais preciso dizer que eram empresários da fabrica de carrocerias Nilson e da lâmpadas Taschibra, os quais estariam indo para a cidade de Foz do Iguaçu PR.

Hélio Viganó era o prefeito de Campo Erê e ao saber de noticia foi ate o local e acompanhou todo o desenrolar da retirada dos corpos e dos destroços, controle assumido a partir de sua chegada pelo exercito. Ele também conta que houve saque e a possível causa da queda foi uma pane nos motores, que quando tocou o solo explodiu.

Em pesquisa junto a FAB, não encontramos nenhum registro e nem tão pouco no quartel do Exercito em São Miguel do Oeste, mas na próxima semana estaremos contatando os órgãos para mais informações sobre esse fato.


Veja mais

Fonte: campoere_1.com

Galeria

  • Foto: arquivo www.campoere_1.com

    Foto: arquivo www.campoere_1.com

  • Foto: Nilson Engel - Aluno da escola

    Foto: Nilson Engel - Aluno da escola

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024