Campo Erê / Segurança - 16 de Novembro de 2017 - 09h55

​Vendas de fim de ano – Todo cuidado é pouco com os estelionatários

Foto: www.campoere_1.com

O fim de ano chega e é a época que o comercio em geral se prepara para as vendas onde os consumidores são atraídos pelas ofertas e nesse meio vem também os estelionatários.

Ficar atento a tudo, principalmente quando se trata de vendas a prazo e com cheque, alias cheques praticamente já estão fora das negociações em tudo. Órgãos públicos, empresas entre outros fazem seus pagamentos depositando em conta corrente, diminuindo assim a emissão de cheques.

Para uma venda a prazo e mesmo com cheque, é de suma importância que o lojista tenha em suas mãos uma ficha cadastral, fazendo copia do RG e CPF, com assinatura do cliente.

Outra ferramenta importante é o SPC – Serviço de Proteção ao Credito, onde antes da venda é possível conhecer a vida comercial do cliente.

Uma venda mal feita pode pagar vários anos de mensalidades e consultas no SPC.

Para não sofrer com esses tipos de maus pagadores e de estelionatários é imprescindível que os lojistas estejam unidos, só assim é possível o controle desses ataques.

Na região os golpistas já praticaram várias ações de compras com cheques de terceiros, geralmente depois do horário bancário, que leva o comerciante a compensar o cheque somente no dia seguinte, quando eles já estão longe.

A sistemática é muito simples de posse de folhas de cheques furtadas, a folha passa por um processo de eliminação dos dados cliente e com uma impressora a laser, os dados de um correntista da cidade é inserido.

No caso ocorrido a alguns dias em um supermercado na cidade, duas mulheres de posse de um cheque de pouco mais de R$ 900,00 aguardaram a consulta feita no SPC, o qual como a conta estava normal, não apresentou alteração, adquiriram aproximadamente R$ 400 em mercadorias e o restante receberam de troco.

Nesse caso é recomendado que é feita uma consulta também do responsável pela compra copiando CPF e RG do comprador, inclusive com anotação de dados como endereço e telefone, que pode ser consultado na hora com uma simples ligação.

Foi da mesma maneira que a ação foi feita em outros comércios de Campo Erê, São Lourenço do Oeste, Marmeleiro, Pato Branco e outras cidades.

Nas fotos as mulheres flagradas fazendo compras que foram pagas com cheque adulterado em um supermercado em Campo Erê.

Qualquer informação liga pra a policia civil de sua cidade ou no disque denuncia 181 ou até no 190 da policia militar.

As informações são mantidas no mais completo sigilo.

Voce pode denunciar tambem atraves do site no comentario anonimo logo abaixo

Fonte: campoere_1.com

Galeria

  • Foto: www.campoere_1.com

    Foto: www.campoere_1.com

Compartilhar:

Comentários (0):
Nenhum comentário publicado.
Seja o primeiro a comentar!

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024