Política - 06 de Dezembro de 2017 - 08h09

​Acredite - Comissão aprova exame de motorista em carro com câmbio automático

Imagem Ilustrativa

A Comissão de Viação e Transportes aprovou projeto de lei que permite aos candidatos à habilitação na categoria B optar por realizar o exame de direção em veículo com câmbio automático (Projeto de Lei 1293/15).

A proposta, que é de autoria do deputado Alfredo Nascimento (PR-AM), recebeu parecer favorável da relatora na comissão, deputada Magda Mofatto (PR-GO). Ela apresentou um substitutivo para aprimorar a redação do projeto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

A deputada argumentou que a perícia em câmbio manual não é requisito para um bom motorista. “As principais causas de acidentes de trânsito não guardam qualquer relação com o tipo do sistema de transmissão do veículo. Residem, sim, na imprudência, no excesso de velocidade, no consumo de bebida alcoólica e, principalmente, na falta de atenção”, disse.

Multa
A versão aprovada determina que a carteira de motorista deverá indicar que o exame foi feito em veículo automático, e o condutor somente poderá guiar carros com esse tipo de transmissão. Dirigir carro com transmissão manual implicará infração gravíssima, punível com multa e retenção do veículo.

Caso queira dirigir carro com transmissão manual, o condutor terá que fazer um novo exame de trânsito em veículo com esse tipo de câmbio.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da Proposta:

PL-1293/15

Ai esta os contatos da deputada, caso você queira mandar uma mensagem pra ela


Telefone:
(61) 3215-5934

E-mail: dep.magdamofatto@camara.leg.br

Endereço:

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados

Gabinete: 934 - Anexo: 4

70.160-900 - Brasília - DF

Fonte: Ass. Câmara dos Deputados

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024