Palma Sola / Educação - 25 de Setembro de 2018 - 07h19

​Patrulha Escolar completa um ano em Palma Sola

Foto: PM

Visando tornar o ambiente escolar ainda mais seguro para alunos e professores, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) criou o programa "A Rede de Segurança Escolar". O programa institucional desenvolve ações junto à comunidade escolar, prestando serviços de apoio e de consultoria de segurança escolar, de assessoramento e atendimento com base em aspectos estruturais e não estruturais das unidades de ensino.

De acordo com o Sargento Edson Luiz Barbosa, comandante da Policia Militar de Palma Sola, o Programa Patrulha Escolar está completando um ano de funcionamento no município. Enquanto em muitos municípios ainda estão tentando implantar a Patrulha Escolar, em Palma Sola ele já obteve melhorias e vem conquistando o carinho da sociedade. O programa é institucionalizado em duas etapas, que possuem objetivos bem definidos. A primeira tem o propósito de criar e fortalecer vínculos junto à comunidade escolar; e a segunda, de prestar consultoria com base nas estratégias de prevenção situacional e prevenção através do desenho urbano.

Edson relata que com diminuição das ocorrências se conseguiu estruturar uma guarnição especifica que atua a cada 3 dias nas escolas do município. “Antes nós fazíamos as entradas e saídas e conversávamos com os diretores e professores, assessorávamos em alguma orientação”.

A partir desta semana, estaremos fazendo a entrada, saída e hora do intervalo para fazer um trabalho preventivo nos arredores da escola. Nosso principal foco é a escola Claudino Crestani e Libório Kuhn, que são as duas maiores do município e atuamos também no bairro palmares, interior Linha Brasil e Cerro Azul e nas creches com algumas visitas periódicas. Neste sentido pretendemos estar presentes.

“Queremos que os alunos visualizem a polícia militar tanto na hora do intervalo como na entrada e saída e tenham a polícia como mais uma pessoa da sociedade investindo sim da autoridade, mas que esteja ali em um primeiro momento para prevenir qualquer crime e contravenção e posterior como um amigo, para solucionar problemas que ocorram no ambiente escolar", explica o Sargento Edson.

A Rede de Segurança Escolar tem a finalidade de proteger e orientar os alunos quanto a medidas comportamentais preventivas, bem como fortalecer e ampliar vínculos com a comunidade escolar; Assessorar a comunidade escolar na construção de soluções pacíficas dos conflitos e problemas de segurança; Proporcionar uma consultoria de segurança para as unidades de ensino, pautada em preceitos de prevenção ambiental e situacional; Estabelecer em parceria com a comunidade escolar, grupos de discussão para atuação na prevenção situacional do crime de acordo com a filosofia de polícia de proximidade.

Fonte: campoere_1.com

Galeria

  • Foto: PM

    Foto: PM

  • Foto: PM

    Foto: PM

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024