São Bernardino / Agricultura - 29 de Novembro de 2018 - 16h51

​Programa bezerra de qualidade é desenvolvido em São Bernardino

Foto: Divulgação

A atividade de bovinocultura de leite está presente em praticamente todas as propriedades rurais do município de São Bernardino.

Dados preliminares do censo Agropecuário (IBGE, 2017) relatam que em um universo de 446 estabelecimentos rurais, o leite está presente em 404. No ano de 2017, 323 produtores comercializaram leite representando 35,56% no Movimento Econômico Agropecuário do município e 26,80% do Movimento Econômico Total.

Partindo deste princípio, através da criação da Lei N° 1.234 de 06 de julho de 2018, que institui o Programa Bezerra de Qualidade para melhoria do manejo e qualidade genética do rebanho leiteiro do município de São Bernardino, a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Escritório Municipal da Epagri, passou a desenvolver o “Programa Bezerra de Qualidade” que consiste, entre outros, incentivar a criação de bezerras nas propriedades, de acordo com os parâmetros vigentes incrementando o desenvolvimento econômico dos produtores do município, criando vacas saudáveis para reposição do plantel na propriedade, venda do excedente e produção de animais com potencial de participar de mostras e feiras de bezerras.

A criação de bezerras, principalmente do nascimento ao desaleitamento, exige boas práticas de manejo e muita atenção a detalhes. Estima-se que 75% das perdas até 1 ano de idade ocorram durante o período neonatal (até 28 dias de idade).

Técnicos do munícipio e da Epagri passaram a orientar, através de visitas, os cuidados com os pontos mais importantes e críticos como: instalações adequadas ao sistema; acompanhamento do parto e cuidados da bezerra ao nascer; fornecimento de colostro e aleitamento; práticas de manejo; desmama; uso de água e de alimento concentrado, entre outros temas que os participantes julgaram necessário.

A observação desses pontos demonstra que é necessária a integração do manejo da alimentação e do ambiente para obtenção de bezerros saudáveis. Com manejo adequado é possível minimizar a mortalidade e aumentar a lucratividade na reposição de novilhas. Bezerras criadas em um sistema adequado, com atenção aos locais de criação, à nutrição e a sanidade serão vacas mais produtivas.

Várias atividades foram desenvolvidas, entre elas seminário, excursão, oficinas e visitas, onde se formou um grupo temático com 16 famílias interessadas em participar do projeto envolvidas, onde o critério mínimo exigido foi ser produtor de leite do município de São Bernardino; participar das atividades propostas pelo projeto (reuniões, oficinas, excursões técnicas, etc.); seguir e implantar orientações propostas pelos técnicos envolvidos no projeto e não estar em débito com o Erário Municipal.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente forneceu feno para a criação das bezerras, fitas métricas e fichas de Acompanhamento do Desenvolvimento do Animal para anotação de informações necessárias (medidas, peso, entre outras) que devem ser observadas pelo agricultor com orientação e análise técnica.

Para os técnicos envolvidos no projeto, Elaine Regina Baggio, Lenoir de Souza Mello, Ricardo José Ludwig, a sustentabilidade de uma exploração leiteira depende de um sistema adequado de criação das bezerras, com boa disponibilidade de novilhas a serem selecionadas para a reprodução, e em um curto espaço de tempo pode-se observar que nas propriedades das famílias envolvidas já foi constatado um avanço significativo. Neste final de ano os parceiros envolvidos reuniram-se para uma avaliação e para replanejamento das próximas atividades.

Fonte: CampoErê.Com

Galeria

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024