São Bernardino / Educação - 01 de Dezembro de 2018 - 07h43

​ “Projeto Solidariedade... Olha para mim” é criado por escola em São Bernardino.

Foto: Divulgação

Ajuda, apoio, auxílio, amparo, assistência, caridade, proteção... São alguns sinônimos de Solidariedade, nome dado ao Projeto desenvolvido no Núcleo Escolar Aldino Léo Scheid, denominado “Projeto Solidariedade... Olha para mim”.

A iniciativa partiu de um grupo de professoras que tem exatamente esse intuito de ajudar, apoiar, amparar e proteger.

Segundo a Comissão Organizadora do Projeto o objetivo principal da atividade é ouvir as crianças em suas necessidades emocionais, na qual muitas vezes são ouvidas e percebidas de maneira inadequada. “Queremos com este trabalho que nossas crianças sejam percebidas, valorizadas e amadas como devem”, afirma Cladis, uma das professoras envolvidas.

A atividade foi desenvolvida com alunos do 1° ao 5° ano, onde as professoras ouviram as crianças em suas necessidades emocionais e seus sentimentos, na qual relatam que amam sua família, mas queriam mais abraços e carinhos. O ponto de partida foi trazer aos alunos uma parábola sobre a Árvore dos Desejos.

Segundo elas, um ícone antigo nas culturas orientais, onde em alguns países como Japão e China árvores e galhos estão em templos disponíveis para quem queira fazer um pedido. “Esta parábola tem apenas um significado: Sua mente é a Arvore dos Desejos, e o que você pensa, mais cedo ou mais tarde, vai se realizar”, explica Vera.

Assim as crianças fizeram seus pedidos para que a árvore realizasse. “Pedidos que devemos respeitar o que elas escreveram no momento, pois escreveram com todo carinho, amor e sentimento”, destaca Loreni. Dentre as dezenas de pedidos, teve de um da aluna do 5° ano que gostaria de rever sua irmã, a qual fazia 5 anos que não via mais. E outro de uma aluna no 1° ano que não via o pai já tinha seis meses. Pedidos esses, realizados pela escola através da simbólica Árvore dos Desejos.

As professoras destacam que não achavam que os alunos iriam escrever tantos sentimentos maravilhosos e reflexivos. “Portanto, pais/responsáveis as crianças ao escreverem seus desejos estavam emocionadas, a emoção tomou conta e fez com que compartilhássemos com vocês”, afirma Eliziane.

Foram três meses de esforço e dedicação, tanto das professoras envolvidas quanto das Secretarias Municipais, Administração, direção e professores do Núcleo. O encerramento dessa primeira edição aconteceu na sexta-feira, 23 de novembro, no Ginásio Municipal Afonso Fritzen, onde reuniu além de alunos e professores, pais, direção e comunidade em geral. Também a ilustre presença da grandiosa Árvore dos Desejos, onde os próprios alunos penduraram seus desejos e após lindas apresentações e reflexões levaram com seus pais para casa.

Uma noite emocionante, onde a falta de energia elétrica de certa forma até colaborou para que as lágrimas rolassem, sem receios ou julgamentos, cada criança em seu momento com sua família.

Fonte: CampoErê.Com

Galeria

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024