Campo Erê / Clima - 06 de Março de 2019 - 15h09

​Cumulonimbus precipitation – Nuvem aparece em Campo Erê

Foto: www.campoere_1.com/Kleiton Ludwig

Uma nuvem formada a partir do vapor de água que é transportada por poderosa corrente de ar, se formou na tarde desta terça feira 05, próximo a cidade de Campo Erê.

A região em que ela apareceu foi de mata e lavoura.

Segundo o meteorologista da defesa civil de SC, Piter Scheuer, a Cumulonimbus precipitation, causa chuva forte de forma localizada e pode alcançar diâmetro de 5 a 6 quilômetros e tem duração de 10 a 20 minutos.

Saiba mais:

O cumulonimbus (do latim cumulus , "heaped" e nimbus , "stormstorm") é uma nuvem vertical densa e elevada, formando a partir do vapor de água transportado por poderosas correntes de ar ascendentes. Se observado durante uma tempestade, essas nuvens podem ser chamadas de nuvens de tempestade. Os cumulonimbus podem formar-se sozinhos, em grupos ou ao longo de linhas de rajadas frias. Essas nuvens são capazes de produzir relâmpagos e outras condições climáticas perigosas, como tornados.

Os cumulonimbus progridem das nuvens do cumulus congestus superdesenvolvidas e podem se desenvolver como parte de uma supercélula

Nuvens cumulonimbus imponentes são tipicamente acompanhadas por nuvens cumulus menores . A base cumulonimbus pode se estender por vários quilômetros e ocupar altitudes baixas a médias - formadas em uma altitude de aproximadamente 200 a 4.000 m (700 a 10.000 pés).

Os picos geralmente atingem até 12.000 m (39.000 pés), com instâncias extremas de até 21.000 m (69.000 pés) ou mais.Nuvens cumulonimbus bem desenvolvidas são caracterizadas por um topo plano, em forma de bigorna (domo da bigorna), causado pelo cisalhamento do vento ou inversão perto da tropopausa .

A prateleira da bigorna pode preceder o componente vertical da nuvem principal por muitos quilômetros e ser acompanhada por raios. Ocasionalmente, as parcelas de ar em ascensão ultrapassam o nível de equilíbrio (devido ao momento) e formam um topo excedente culminando no nível máximo de parcela. Quando desenvolvido verticalmente, essa maior de todas as nuvens geralmente se estende por todas as três regiões da nuvem. Mesmo a menor nuvem cumulonimbus supera seus vizinhos em comparação

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024