Campo Erê / Saúde - 31 de Maio de 2019 - 10h42

​Proliferação do mosquito da dengue exige aplicação de fumacê em Campo Erê.

Foto: Divulgação

Na ultima quarta feira 29, a Secretaria de Estado de Saúde através do setor de Zoonoses da 4° Regional de Saúde de Chapecó, enviou seus técnicos para aplicação de UBV conhecido como “FUMACÊ” ao município de Campo Erê, em virtude da notificação de dois casos positivos e importados de dengue no município. O objetivo da aplicação deste inseticida é conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti e diminuir a chance de novos casos positivos de Dengue na população do município.

As orientações fornecidas antes da aplicação foram: abrir portas e janelas das residências e proteger animais domésticos e colmeias de abelhas. Porém alguns cuidados devem ser tomados após a aplicação do produto, como:

· Lavar bebedouros e recipientes com alimentos dos animais de estimação;

· Lavar roupas que estavam no varal durante a aplicação;

· Lavar frutas e verduras antes de consumi-las;

· Não consumir alimentos ou bebidas que estiveram expostos durante a aplicação;

Ressalta-se que o inseticida utilizado é aprovado pela Organização Mundial de Saúde e após a aplicação, o produto fica suspenso no ar por aproximadamente 45 minutos, como este inseticida é de contato não deixa resíduos no ambiente.

A aplicação do inseticida é pontual, e provavelmente diminuirá a população de mosquitos na área aplicada. Porém, a população não deve esquecer que, para que haja manutenção de uma população pequena de mosquitos, os criadouros dos mesmos devem ser eliminados, como prevê a lei estadual 15.243 de 29 de julho de 2010 que dispõe sobre a obrigatoriedade de proprietários ou locatários de imóveis residenciais e comerciais públicos e privados adotarem medidas para evitar a existência de criadouros para Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Outra campanha para evitar os focos, foi a de recolhimento de pneus. A campanha recolheu a quantia de 415 pneus, muitos deles com grande possibilidade de proliferação do mosquito.


Fonte: CampoErê.Com

Galeria

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024