Campo Erê / Animais - 31 de Julho de 2019 - 15h24

​População é orientada sobre possível ataque de morcegos vampiros

Foto: Divulgação/Milton Kasper

A população do interior do município de Campo Erê e da região, estão sendo orientados pelas agentes de saúde sobre um possível ataque de morcegos Desmodus Rotundus, morcego que pode transmitir a raiva.

O controle em especial é realizado por profissionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc.

Na fazenda Caldatto, divisa dos municípios de Campo Erê com Palma Sola, onde havia grande concentração de morcegos, devido a grande quantidade de casas desabitadas, já está sob controle. Nos últimos dias as buscas se concentraram na divisa com Santa Terezinha do Progresso, onde houve notificação da espécie.

Casas desabitadas, cavernas e grutas, são os ambientes propícios para protegê-los contra predadores e adversidades climáticas, além de propiciar locais para acasalamento, criação de filhotes e digestão alimentar.

Segundo o médico veterinário Milton Kasper, o Programa de Controle da Raiva em Herbívoros – PCRH em Santa Catarina tem como objetivo atingir a excelência no controle da raiva, protegendo os rebanhos suscetíveis à doença, mediante vacinação, controle dos transmissores (morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus) e do trânsito de animais, desenvolvendo um sistema eficaz de vigilância epidemiológica e estimulando a participação comunitária na defesa sanitária animal, diminuindo riscos à produção pecuária e preservando a saúde pública.

Existe na região grande quantidade desses habitar, onde há a propagação da espécie. Ele cita que é necessário a ação de captura dos morcegos para a manutenção do controle populacional, pois a raiva passa a ser exercida pelo morcego depois que haver uma grande população e que um só animal pode também exterminar o bando.

Kasper cita que produtor é peça chave para o bom andamento do programa, porque as notificações dos animais doentes e as informações sobre abrigos dos morcegos hematófagos, são dependentes da comunicação do produtor à Cidasc e em Campo Erê as agentes de saúde estão orientadas quando o repasse das informações à companhia

ATENÇÃO! Nunca tente capturar um morcego, chame um profissional capacitado para removê-lo adequadamente.

Saiba mais:

O Desmodus rotundus, conhecido por morcego-vampiro, é um morcego da família Phyllostomidae, encontrado em toda a América do Sul, América Central e México. A espécie habita geralmente tocas ou cavernas muito úmidas, possuindo pelagem fina e sedosa, com as partes superiores marrom-escuras e as inferiores mais claras.

Entre as aproximadamente 1100 espécies de morcegos, o Desmodus rotundus é uma das três espécies hematófagas que, além de atacar aves, ataca também mamíferos, na maioria das vezes de médio ou grande porte.

Estes morcegos conseguem caminhar no solo, apoiando-se nos seus dedos e costumam morder suas presas nas orelhas, dedos e outras extremidades, pois são locais de difícil percepção. Ao contrário do que as pessoas pensam, os morcegos vampiros não chupam, e sim lambem o sangue que sai da mordida deferida por eles.

Sua saliva contém uma substância anticoagulante que está sendo pesquisada para uso em doenças circulatórias.

Fonte: CampoErê.Com

Galeria

  • Foto: Divulgação/Milton Kasper

    Foto: Divulgação/Milton Kasper

  • Foto: Divulgação/Milton Kasper

    Foto: Divulgação/Milton Kasper

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024