Variedades - 23 de Setembro de 2019 - 15h07

​E a primavera chegou!

Foto: campoere_1.com

Você gosta dela?

As estações do ano representam quatro subdivisões climáticas no período de um ano: verão, outono, inverno e primavera.

As estações não ocorrem de forma simultânea em todo o mundo, já que são determinadas, em cada localidade, pela dinâmica de rotação e translação do planeta.

Características das estações do ano

As estações do ano apresentam características particulares e definidas. Diferenciam-se em cada hemisfério em virtude da inclinação do eixo da Terra e de seus movimentos de rotação e de translação.

Veja abaixo as principais características das estações do ano no hemisfério Sul.

Primavera: 21 setembro até 20 dezembro.

Verão: 21 dezembro até 20 março.

Outono: 21 março até 20 junho.

Inverno: 21 junho até 20 setembro.

Primavera: caracteriza-se por apresentar temperaturas mais amenas e agradáveis. Nessa estação do ano, aumentam-se gradualmente os índices pluviométricos. Os dias passam a alongar-se, ao passo que as noites tornam-se mais curtas. A principal característica dessa estação é o reflorescimento da flora terrestre. No Hemisfério Sul, é conhecida como primavera austral. Inicia-se por volta do dia 22 de setembro, com término por volta do dia 21 de dezembro.

Verão: caracteriza-se por apresentar temperaturas mais elevadas e altos índices pluviométricos. Nessa estação do ano, os dias costumam ser mais longos do que as noites. No Hemisfério Sul, é conhecido como verão austral. Tem início por volta do dia 21 de dezembro e término por volta do dia 20 de março.

Outono: caracteriza-se pela gradual queda das temperaturas, exceto nas regiões próximas à linha do Equador. Uma das principais características dessa estação é a queda das folhas das árvores, que apresentam tons amarelados. Essa estação representa mudança, período de transição entre duas estações com características muito distintas. No Hemisfério Sul, é conhecido como outono austral. Inicia-se por volta do dia 20 de março, terminando por volta do dia 21 de junho.

Inverno: caracteriza-se pelas temperaturas baixas e, em algumas localidades, pela ocorrência de geadas e nevascas. Ao longo dessa estação, é comum ocorrer a migração de diversas espécias de animais para áreas com temperaturas mais altas. Os dias são mais curtos e as noites mais longas, visto que há menor incidência de raios solares na região em questão. No Hemisfério Sul, é conhecido como inverno austral. Inicia-se por volta do dia 21 de junho, com término por volta do dia 21 de setembro.

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024