Foz do Iguaçu / Meio Ambiente - 27 de Setembro de 2019 - 12h44

​Baixa vazão – Limpeza nas Cataratas mostra desleixo de turistas

Cataratas S/A​

Aproveitando a baixa vazão do Rio Iguaçu, colaboradores da Cataratas do Iguaçu S.A., ICMBio e voluntários do Corpo de Bombeiros do Paraná estão realizando uma ação de limpeza no Rio Iguaçu e na região da passarela das Cataratas do Iguaçu.

Durante a limpeza, além das moedas de diferentes países, que somam cerca de 320 quilos, os voluntários encontraram também pilhas, baterias, celulares, garrafas de água e sacolas plásticas.

Todos estes objetos, de alguma forma, são deixados em sua maioria por visitantes.

Até o final desta semana, os voluntários vão trabalhar para limpar as moedas, selecionar e realizar o câmbio das moedas estrangeiras. Há uma quantidade considerável de moedas antigas e outras danificadas já sem valor.

Ao final, o dinheiro arrecadado com a troca das moedas será revertido para um projeto social selecionado pelo Parque Nacional do Iguaçu.

Esta não é a primeira vez que moedas são recolhidas na região da passarela das Cataratas, essa operação ocorre pelo menos uma vez ao ano. Em agosto de 2018, profissionais contratados pelo Parque Nacional do Iguaçu tiraram da água o equivalente a mais de R$ 1,6 mil em moedas jogadas pelos visitantes. Já em dezembro de 2016, foram aproximadamente R$ 1 mil em moedas e 270 kg de lixo. É proibido jogar qualquer objeto nas Cataratas do Iguaçu, inclusive moedas.

Mesmo sendo proibido, ao longo dos anos jogar moedas é uma superstição dos visitantes no local. Há visitantes que acreditam e praticam este ritual de jogar moedas para conseguir sucesso financeiro. Já foi encontrado também muletas, óculos, bengalas, etc.



Fonte: Cataratas S/A​

Galeria

  • Cataratas S/A​

    Cataratas S/A​

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024