São Lourenço do Oeste / Justiça - 17 de Novembro de 2019 - 08h54

​Homem que acusou policiais de abuso de autoridade é condenado por denunciação caluniosa

A justiça da comarca de São Lourenço do Oeste SC, condenou um homem de 24 anos, pelo crime de denunciação caluniosa contra três policiais civis daquela comarcar.

W. R. foi denunciado pelo MP – Ministério Público, em função de ter denunciado os policiais em audiência de custodia realizada em dezembro de 2016.

Ele disse que quando foi preso em outubro daquele ano, os policiais efetuaram disparos em sua direção e teriam agredido e xingado seus familiares, além de fazer ameaças.

Com essa denúncia foi instaurado uma investigação administrativa, feita pela corregedoria geral da polícia civil e inquérito policial, afim de apurar o que disse o preso.

Durante o curso dos processos foi provado de que os três policiais citados pelo denunciante, sequer tinham participado da ocorrência quem que W. R. foi preso e disso ele tinha ciência, afinal os conhecia pessoalmente, antes mesmo da ocorrência.

Ponderou o Poder Judiciário que "(...) de uma forma ou de outra, não se pode admitir que o acusado se valha do exercício de seu direito de autodefesa com o escopo de praticar uma espécie de vingança contra pessoa contra a qual possua desavença, é dizer, que esteja totalmente desvinculada da dinâmica dos fatos, o que, sem dúvida, extrapola a margem do exercício de seu direito", além do que "não pode servir a audiência de custódia como carta de alforria para permitir que, no seu âmbito, o imputado fale o que bem entende sem sofrer qualquer consequência jurídica por isso".

W.R., réu multireincidente, com três condenações transitadas em julgado, foi condenado a pena privativa de liberdade de 3 anos e 4 meses de reclusão, em regime inicialmente em regime fechado.

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024