Variedades - 19 de Novembro de 2019 - 09h31

​Dia da Bandeira - 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado comemora

Foto: campoere_1.com

“Bandeira idolatrada, altiva a tremular, onde a liberdade é mais uma estrela a brilhar”

Hasteada e homenageada em todos os rincões do nosso País, ela é bem mais do que um estandarte, símbolo da Pátria. Ao tremular, majestosa e soberana, afirma a independência de um povo, ao mesmo tempo que alimenta sonhos e avigora esperanças.

Bandeira Republicana, criada pelo decreto Nº 4, no dia 19 de novembro de 1889, dias após a Proclamação da República, evoca-nos os ideais, as aspirações e as crenças comuns; herança duradoura, que nos cabe conservar, desenvolver, aperfeiçoar e legar aos que nos sucederão.

Tecida nas cores verde, amarela, azul e branca, identifica a riqueza, a exuberância da terra e o propósito pacífico de seus filhos. Como lema nacional, traz “a Ordem e o Progresso”, inspirados na expressão positivista do “amor como princípio, da ordem como base e do progresso como meta”.

Destaquemos, ainda, as estrelas representativas dos estados federados e o Cruzeiro do Sul, também presente no distintivo do Exército Brasileiro, a iluminar nossa trajetória para o sucesso, com o conceituado valor da cidadania e o relevante papel do Brasil no concerto das nações.

Diante da Bandeira Nacional, revigoramos o sentimento de brasilidade, alento vital que alimenta a nossa vontade, a nossa abnegação, o nosso desprendimento e a nossa tenacidade para vencermos as dificuldades do presente, na busca incessante do fortalecimento dos valores sociais e do progresso à luz da justiça e da dignificação do homem.

O Exército Brasileiro, ao longo de sua história, mantém o sagrado Pavilhão sempre vitorioso, seja com o Braço Forte, defendendo nossa honra nacional, independência e soberania nos conflitos armados e nas operações de Garantia da Lei e da Ordem, seja com a Mão Amiga, fraterna e incansável a prestar irrestrito apoio humanitário às comunidades que clamam por auxílio, tanto em solo pátrio, quanto no exterior.

Soldados de Caxias, neste dia 19 de novembro, ratificamos com amor e entusiasmo o sagrado compromisso que nos convoca para sempre defendê-la, ainda que com o sacrifício maior de nossas vidas.

Eis aqui triunfante e altaneira a tua Bandeira, sempre vitorioso Pavilhão da justiça e do amor!


Salve lindo pendão da esperança – Salve símbolo augusto da paz”.


Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024