Campo Erê / Política - 11 de Março de 2020 - 20h49

​Mais de 500 campoere_1nses assinam projeto de limitação dos salários de políticos do município

Foto: campoere_1.com

A proposta de iniciativa popular que visa delimitar o teto de remuneração para Prefeito, Vice, Vereadores e secretários municipais foi protocolada a Câmara Municipal de Vereadores, com 502 assinaturas de cidadãos e cidadãs do Município de Campo Erê.

O protocolo do projeto de lei foi realizado no último dia 6 de março e agora, a Câmara Municipal de Vereadores deve seguir o Regimento Interno para que o mesmo seja analisado e votado.

A primeira medida é a leitura do projeto em plenário, sendo que depois o mesmo será levado para análise da Comissão de Constituição, Legislação e Redação.

Esta Comissão, de acordo com o art. 220 do Regimento Interno da Câmara, obrigatoriamente deverá convocar uma Audiência Pública, onde duas das pessoas que assinaram a iniciativa, farão a defesa oral da proposta.

Depois, então, o projeto irá ao Plenário para a votação pelo conjunto dos Vereadores.

De acordo com o advogado Rudimar Borcioni, especialista em Direito Constitucional e Administrativo, a criação de leis a partir da iniciativa do povo está prevista na Constituição Federal e se constitui numa das formas de exercício da soberania popular.

Segundo ele, “o projeto de lei de iniciativa popular em questão está perfeitamente de acordo com a vigente constituição brasileira, pois visa apenas fixar um limite máximo para o salário dos políticos que exercem suas funções no Município, em respeito à realidade social e econômica local, pois não é possível permitir que a remuneração do Prefeito, do Vice, dos Vereadores e dos Secretários possa ser estabelecida sem qualquer limitação, quando há limitação orçamentária e financeira para investimentos em áreas prioritárias, como saúde, educação, manutenção de estradas, entre outras”.

O Advogado acrescenta ainda que “se existem limites para se investir em áreas públicas prioritárias, deve existir também um teto em relação ao salário dos políticos, a fim de prestigiar os princípios constitucionais da igualdade, da razoabilidade e da proporcionalidade”.

A proposta, segundo comenta Rudimar Borcioni, não retira nenhuma prerrogativa do Poder Legislativo, pois a Câmara Municipal continuará com a sua competência de fixar, a cada 4 anos, o subsídio do Prefeito, Vice, Vereadores e Secretários, por lei de sua iniciativa exclusiva, apenas terá que observar o teto máximo constante do projeto de lei de iniciativa popular.

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024