Ipuaçu / Animais - 27 de Abril de 2020 - 08h47

​ Macaco prego encontrado morto pode estar com febre amarela.

Foto: CBM

Na manhã deste domingo 26, o corpo de bombeiros de São Domingos SC, foi acionado, pelo grupo Amigos do Pedal, afim de atender, na rodovia SC 480 em Ipuaçu, um suposto atropelamento de um macaco prego.

Assim que a equipe chegou no local, percebeu que o macaco não possuía ferimentos aparentes e por se tratar de um animal potencialmente indicado à presença de febre amarela, a secretaria de estado da saúde foi acionada para recolher afim de realizar as análises adequadas.

Diante do ocorrido, salienta-se a importância em manter esses animais sadios e em ambientes protegidos. A detecção da morte de macacos, e a potencialidade de estarem acometidos pela febre amarela, sinaliza a presença do vírus na região, dando tempo para que o poder público possa tomar as medidas de controle cabíveis.

Além disso, é importante destacar que os macacos não são os responsáveis pela transmissão a humanos.

A febre amarela é transmitida por um mosquito infectado pelo vírus, onde os insetos dos gêneros Haemagogus ou Sabethes picam macacos com a doença e, então, podem passá-la a seres humanos nas redondezas.

Caso você encontre macacos mortos ou doentes, informe o serviço de saúde municipal ou estadual. Garantir a preservação da fauna e da flora e, neste caso, a vida dos macacos no meio ambiente, assegura que ações de prevenção sejam devidamente elaboradas.

Ademais, matar animais é considerado crime ambiental pelo Art. 29 da Lei n° 9.605/98.

Os macacos são aliados da saúde no combate à febre amarela!

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024