Guaraciaba / Bombeiros - 31 de Julho de 2020 - 11h14

​Corpo de Bombeiros de Guaraciaba adquire equipamento para Combate a Incêndios Florestais.

Foto: CBM

O Corpo de Bombeiros de Guaraciaba, recebeu nesta semana a entrega técnica por uma empresa de São Miguel do Oeste SC, de um conjunto para pickup de combate a incêndios florestais.

O conjunto é composto por um reservatório de água, rígido com capacidade de 650 litros, motor 4 tempos a gasolina com potência de 6,5 HP e partida elétrica, bomba d'água com pressão de 40 bar, 30 metros de mangueira de alta pressão acondicionada em carretel que facilita o acondicionamento e o uso, combinado a um esguicho regulável, ainda, uma torre de iluminação de led para trabalhos noturnos e uma estrutura metálica para acondicionamento de materiais e equipamentos diversos para a ações de combate a incêndios florestais;

Esse equipamento foi adaptado na caçamba de uma viatura GM S10 4x4 (já fazia parte da frota), com a disposição dos espaços e materiais a fim de tornar o uso rápido, seguro e prático.

Os recursos para essa aquisição foram obtidos através da contribuição voluntária na fatura de energia dos munícipes de Guaraciaba e Barra Bonita SC, concretizada pelo convênio entre a Federação Catarinense de Bombeiros e Celesc.

As queimadas

No ano de 2019, Guaraciaba e toda a região foram marcados pelo aumento expressivo de incêndios em vegetação atendidos pelo corpo de bombeiros, que além do dano a natureza, requerem grande tempo de trabalho gerando um alto custo operacional.

Benefícios do Equipamento

O uso deste novo equipamento objetiva facilitar e agilizar o combate aos incêndios em locais que o caminhão tem dificuldade de chegar pelas condições do terreno. Outro fator positivo é a facilidade de acessar as lavouras e o acionamento do conjunto independente do funcionamento do veículo, agilizando o enfrentamento de incêndios em lavouras, muito comuns em nossa região e com um custo menor ao de um veículo de grande porte.

Ainda, visa proporcionar maior segurança no atendimento de ocorrências de incêndios florestais e benefícios voltados aos bombeiros militares e a população, ajudando reduzir prejuízos ambientais e materiais.

O corpo de Bombeiros Militar orienta não realizar queimadas, usando métodos alternativos para limpeza, plantio direto ou descarte de rejeitos. Cabe ao cidadão não esquecer que incêndio florestal é crime, com previsão de multa e detenção a quem realizar queimadas.

Publicidade:

Fonte: CampoErê.Com

Galeria

  • Foto: CBM

    Foto: CBM

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024