Campo Erê / Resgate da História - 30 de Agosto de 2020 - 08h18

Você sabia? - Capitulino Xavier de Oliveira é o nome da rodovia SC 160 de Campo Erê a Saltinho

Capitulino Foto: Arquivo familiar

A rodovia SC 160, inicia em Campo Erê e tem seu termino na cidade de São Carlos, passando pelas cidades de Saltinho, Serra Alta, Modelo, Pinhalzinho, Saudades e Cunhataí, tem 104 quilômetros e foi realizada em várias etapas.

Uma delas é o trecho entre as cidades de Campo Erê e Saltinho, muita pretendida pela população era, ainda quando estrada de chão denominada SC 469, que depois passou a ter a nomenclatura de SC 160 e por indicação leva o nome de:

Capitulino Xavier de Oliveira e inicia no km 0,000 Campo Erê (Entroncamento SC-305 que segue a Anchieta) a Saltinho, uma extensão de km 26,803

Denominada pela Lei 13.576 de Novembro de 2005 era antiga SC 469

Capitulino Xavier de Oliveira – quem era:

Nascido em 05 de Dezembro de 1922 no distrito de Ibiam, município de Campos Novos SC, filho de agricultores, ingressou desde criança nesta atividade, inicialmente como safrista e mais tarde como pecuarista.

Como safrista chegou em Campo Erê em 1940, sendo um dos pioneiros na colonização do município, instalando-se na comunidade de São Roque, vindo a conhecer a senhora Conceição Mello, com que se casou em 1948 e teve dessa união uma única filha, Nerli Aparecida.

Militante do PSD, candidatou-se a vereador em 1963, elegendo-se com o maior número de voto dos eleitores de Campo Erê.

Em 1972, candidatou-se na condição de vice-prefeito na chapa de Manoel Antonio Zembrani pelo PMDB, se elegendo com a maioria dos votos.

Preocupado com o desenvolvimento do município e do bem estar da população, realizou várias obras durante o mandato, dentre as quais se destaca: a abertura das estradas nas localizadas da Garganta até o Vacum, São Donato a Campinas, cidade de Campo Erê até Santa Terezinha do Progresso via Campo Grande; implantou a energia elétrica através de Celesc e o projeto de abastecimento de água da Casam e a 1ª edição da Festa da Soja em Campo Erê.

Já no final de seu mandato como vice, foi criada em Campo Erê a Comarca de Campo Erê e reaberta a estrada do Divisor ligando Campo Erê a São Lourenço do Oeste, a qual estava abandonada a mais de 15 anos.

Participou da fundação do CTG Estância do Oeste, Beija Flor Clube de Campo, como presidente da comunidade São Roque, construiu a igreja, até hoje mantida pela comunidade local.

Cidadão digno e honesto, recebeu em 1996 o Título de Cidadão Honorário pelos relevantes serviços prestado ao município e por ser um dos pioneiros na colonização e em 1999 é agraciado com o Título de Cidadão campoere_1nse.

Faleceu em 16 de Novembro de 2.000 em Campo Erê.

Com apoio a pesquisa de Simone Pavan, secretaria executiva do deputado Mauricio Eskudlark.

Publicidade

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024