Campo Erê / Agricultura - 25 de Janeiro de 2021 - 20h52

​Professor da UNESP visita plantio de soja a base de pó de rocha em Campo Erê

Foto: campoere_1.com

O professor da UNESP, Cesar Martoreli da Silveira, pós graduado em rochagem do CTA – Colégio Técnico Agrícola José Bonifácio da UNESP de Jaboticabal SP, acompanhado do engenheiro agrônomo, Antônio Alexandre Bizão, especialista em remineralização de solo, além de outro produtores, estiveram visitando o plantio de soja, na lavoura do produtor campoere_1nse Marcos Roman, onde está sendo utilizado para fertilizantes somente pó de rocha.

Um subproduto das pedreiras, o pó de rocha, está se transformando em opção econômica e de maior interação com o meio ambiente sendo utilizado como fonte para remineralização dos solos em substituição aos fertilizantes tradicionais.

Vários produtores do Brasil já utilizam o pó, que inclusive virou lei no anos de 2013.

O uso do pó de rocha como fonte de potássio na agricultura traz benefícios importantes, ajudando a solucionar um problema ambiental, já que as rochas utilizadas para serem moídas são rejeitos de mineração. Além disso, pode fortalecer pequenas mineradoras, na medida que agregaria valor a rejeitos de mineração.

O pó de rocha libera nutrientes de forma lenta e gradual, fazendo com que os efeitos de sua aplicação no solo perdurem por vários anos; melhora a estrutura física do solo; disponibiliza maior número de nutrientes, propiciando uma vegetação e frutos mais saudáveis; deixa as plantas mais resistentes a doenças, diminuindo o consumo de agrotóxicos.

Em Campo Erê o produtor Marcos Roman iniciou a atividade a seis anos e se diz satisfeito com os resultados obtidos.

Na visita ao produtor campoere_1nse, além do professor Dr. Cesar Martoreli da Silveira, da UNESP de Jabuticabal SP

Acompanhe do vídeo

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024