Campo Erê / Pesquisa - 18 de Maio de 2022 - 11h56

​Pesquisadores buscam desvendar como era o clima e a vegetação nos últimos 20 mil em Campo Erê

Pesquisadores da UNOCHAPECÓ estão de volta à Campo Erê, para buscar mais informações, afim de desvendar como era o clima e a vegetação nos últimos 20 mil anos.

A pesquisa tem o amparo da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC, que tem além da UNOCHAPECÓ, com a pesquisadora Mirian Carbonera, a Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, com a participação da pesquisadora Gisele Primam e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão, com a professora Marga Pontelli.

Segundo a pesquisadora Mirian, essa etapa da pesquisa vem subsidiar os estudos que já foram feitos nos conhecidos “muros” (veja aqui). Veja mais

Essa etapa da pesquisa consiste em coletas de solo, na área de terras do CEDUP, Campo Erê. O local de coleta é um banhado que nunca foi drenado, secado e onde tem mais condições de preservação dos grãos de pólen antigos.

Por meio dos grãos de pólen é possível determinar qual era a vegetação e, com isso também compreender qual o clima que existia há pelo menos 20 mil anos.

A partir disso é possível entender se o clima apresentava era mais frio ou quente. Parte dos resultados fará parte da pesquisa de mestrado de Isael Costa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UNOCHAPECÓ.

Siga o portal pelas redes sociais

Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458

Twitter @campoeresc

Instagram: https://www.instagram.com/portalcampoere/

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024