Campo Erê / Segurança - 08 de Agosto de 2022 - 14h19

Entenda como é feito os flagrantes da PM com a central de policia

Localizada em São Lourenço do Oeste, a central de plantão policial da região foi oficialmente implantada neste dia 1º de agosto.

A Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio da Diretoria de Polícia da Fronteira (DIFRON) ativou na data de hoje sua 3ª Central Macrorregional de Plantão Policial na região oeste, agrupando os plantões policiais das Delegacias Regionais de Polícia de São Lourenço do Oeste e Concórdia.

O que isso muda:

Anteriormente os plantões eram nas sedes da comarca, que em Campo Erê, correspondia aos municípios de São Bernardino, Saltinho e Santa Terezinha do Progresso. Com a mudança os plantões, centralizados em São Lourenço do Oeste os flagrantes dos municípios das comarcas de Campo Erê, Quilombo, São Domingos terão seus flagrantes feitos em São Lourenço do Oeste

Os avanços somente foram possíveis em razão da institucionalização pela Delegacia Geral da Polícia Civil do PLANTÃO DIGITAL, sistema em que a lavratura de auto de prisão em flagrante é realizada por videoconferência.

Para o Diretor de Polícia, Delegado Fernando Callfass, “a região oeste do Estado ganha muito com a lavratura de procedimentos flagranciais por meio de videoconferência, refletindo numa maior eficiência, eficácia e economicidade para o serviço público”.

Ademais, além da fidelidade do conteúdo das oitivas proporcionadas com a utilização do sistema audiovisual, o avanço tecnológico possibilita a comunicação, em tempo real, entre pessoas situadas nas mais longínquas distâncias, de modo que possibilitará, por conseguinte, a concentração de esforços de um número maior de policiais civis na investigação dos delitos, completou o Delegado Callfass.

No mês do novembro do ano passado já haviam sido criadas duas Centrais Macrorregionais de Plantão Policial, a primeira integrando a 12ª DRP de Chapecó com a 16ª DRP de Xanxerê, e a segunda agrupando os plantões policiais da todas as comarcas e municípios que compõem a 13ª DRP de São Miguel do Oeste e a 31ª DRP de Maravilha.

Entenda.

Todos os flagrantes feitos após o enceramento do expediente da delegacia da comarca, as prisões em flagrantes terão que ser apresentados em São Lourenço do Oeste.

A policia militar terá que levar o caso até a central e ainda se o delegado de plantão foi de Concordia, o evento será feito por vídeo conferencia.

Sem guarnição.

No momento em que os policiais militares estiverem em deslocamento e ou aguardando a realização dos procedimentos, a cidade não contara com policiamento.

Segundo o comandante do grupamento da policia militar de Campo Erê, Marcelo Augusto do Nascimento, os flagrantes que dependem de serem apresentados a central de policia, fora do expediente da delegacia da comarca terão que ser encaminhados pelos policiais a São Lourenço do Oeste, e nesse período que esta sendo feito o deslocamento de ida e volta, bem como os procedimentos, o município não terá policiamento. Ainda se houver necessidade uma equipe de municípios pertencentes ao grupamento será chamado para atender a ocorrência.

Com a rodovia SC 305, de Campo Erê à São Lourenço do Oeste, cerca de 30 quilômetros em péssimo estado de conservação, o tempo de deslocamento é de aproximadamente 45 minutos, mais o tempo do flagrante, sem contar que se por ventura houver outros na frente, o tempo que a cidade fica sem policiamento deverá ser no mínimo de 2h30min a 3hs.

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024