Saltinho / Política - 01 de Dezembro de 2022 - 11h39

​Morreu na casca – Quartel da PM Saltinho não será mais construído

Foto: campoere.com

O quartel da policia militar de Saltinho SC, não vai ser mais construído, tendo em vista a divergência do local onde deveria ser implantado.

Entenda:

Em 2020 o comandante do grupamento, Alexandro FREITAS da Silva, iniciou as tratativas com o comando geral da corporação, para a edificação do local próprio da policia milita daquela cidade e viabilizou recursos de R$ 300 mil, já que era de conhecimento que havia um terreno cedido para o estado ainda em 2004, local que deveria ter sido construído uma delegacia de policia.

Após várias tratativas o terreno cedido para construção da delegacia foi inviabilizado, quando o prefeito Edimar Noronha de Freitas, encaminhou projeto de outro terreno do município para a câmara de vereadores, projeto que ficou engavetado e posteriormente negado, pela oposição, sob pretextos de que o prefeito não havia “conversado” com os vereadores sobre o caso o que é contestado pelo comandante e também pelo prefeito, que houve sim várias reuniões, a fim de decidir sobre a questão.

Segundo Freitas, o projeto é complexo por se tratar de um prédio público necessita estar dentro dos preceitos legais como acessibilidade e outros técnicos, como declividade de rampa em razão da saída rápida da viatura ou posição estratégica do ponto de vista de segurança pública.

Os engenheiros que selecionaram o terreno que melhor se adequava ao projeto do prédio, esta localizado ao lado da creche, perto do posto de saúde, perto de escola estadual e municipal e fica em um local de fácil acesso a qualquer ponto da cidade e em local alto que nos daria visão privilegiada da cidade.

Com a negativa da aprovação da concessão, seção realizada em março passado (veja aqui), vereadores mobilizaram lideranças políticas do estado, para que o terreno cedido para a policia civil pudesse ser compartilhado com a PM, mas no final o espaço cedido, foi negado com laudo pelo setor da engenharia da PM-SC, que impossibilita aos requisitos de um prédio publico, em especial o declive de aproximadamente 3 metros em relação a rua.

Dessa forma o quartel não será mais construído, prejudicando o atendimento da policia militar aos munícipes e patrulhamento, já que a rodovia SC 160, que corta a cidade é uma das que mais é utilizada para o cometimento de crimes.

Mesmo que no próximo ano as “negociações” retornam, o valor disponibilizado não atenderá o orçamento devido o aumento dos materiais e mão de obra.

- Fiz o que estava ao meu alcance. Foram dois anos tentando, buscando solução, negociando com o setor de engenharia da PMSC para garantir o valor para Saltinho, buscando terreno com administração municipal, tentando diálogo com vereadores e outras autoridades.

Lamento, o projeto arquitetônico estava pronto, a licitação estava em vias de sair o que faltava mesmo era só o terreno, geraria emprego, porque a obra tinha previsão de 6 meses e a cidade ficaria mais segura com um prédio próprio da polícia militar – disse o comandante.

O que diz o prefeito:

Edimar Noronha de Freitas, prefeito municipal de Saltinho, disse que no inicio das tratativas disponibilizou vários terrenos para a construção do quartel e os engenheiros aprovaram o que esta localizado ao lado da creche, o que foi negado pelos vereadores.

Quanto ao terreno disponibilizado em 2004, portanto a 18 anos, e até o momento não teve a construção edificada, o departamento jurídico do município já foi comunicado para notificar o estado, para a imediata construção ou então a devolução para o município, afim de utilização para outra finalidade.

Vereadores:

O vereador Alaercio Pelentir, disse que é uma briga entre a policia civil e militar que tem que se acertar, mas acredita que não haverá acordo, já que no documento oficial consta que o terreno é para uso exclusivo da policia civil.

Quanto a votação negando a concessão de outro terreno o líder da oposição não se manifestou.


Siga o portal pelas redes sociais

Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458

Twitter @campoeresc

Instagram: https://www.instagram.com/portalcampoere/

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024