Agricultura - 04 de Fevereiro de 2023 - 11h11

​Novas cultivares de feijão com maior produtividade chegam ao mercado

Entre as novidades, destaca-se o feijão Navy Beans, cujo consumo tanto no Brasil quanto no exterior é similar ao feijão Carioca.

O Navy beans ou literalmente traduzido Feijão-da-marinha, era o Feijão consumido pelos marinheiros americanos nos anos 1900. Esse Feijão é um tipo de Feijão-branco, mas menor do que comumente é consumido no Brasil. É pequeno, oval e de rápido cozimento, podendo ser cozido da maneira tradicional brasileira ou em sopas, mas também faz um delicioso purê e diversos pratos típicos americanos.


O objetivo do projeto em desenvolvimento no IAC é tornar esse feijão disponível ao consumidor brasileiro e, eventualmente, exportá-lo. A idéia é atender primeiramente à demanda brasileira, mas com o tempo, possibilitar a exportação.


Marcelo Lüders relata que há momentos em que a oferta de feijão Carioca é insuficiente, e por isso, novos tipos de feijão estão sendo estudados, como o 2051, que já é bem conhecido entre os produtores. Esse feijão tem se destacado por não perder a cor, ter boa produtividade e agradar ao consumidor. Ele se junta a outros feijões excelentes, como o “Dama”, que permite aos produtores administrar e armazenar a safra.


Durante a visita, houve uma conversa produtiva com a Lilian Rahal, secretária de segurança alimentar do MDS e o presidente do Conselho Brasileiro do Feijão, Marcos da Rosa. A secretária é uma pessoa experiente e aberta às sugestões para estimular a produção de feijão sem superofertar o mercado. Esse primeiro contato com a área de abastecimento foi importante, pois as políticas agrícolas têm o poder de afetar o mercado e o abastecimento de feijão.


Siga o portal pelas redes sociais

Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458

Twitter @campoeresc

Instagram: https://www.instagram.com/portalcampoere/

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69


Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024