Economia - 23 de Maio de 2023 - 08h04

Sicoob Original promove formação de jovens cooperativistas

Cumprindo com o papel de cooperativa e exercitando os princípios universais que regem o cooperativismo, o Sicoob Original realizou, nos dias 16 e 17 de maio, no auditório Celso Deon Lazzarotto, na sede administrativa da cooperativa, em São Lourenço do Oeste, um curso de formação de jovens cooperativistas. Juntas, as duas turmas reuniram 67 jovens ligados as agências de São Lourenço do Oeste, Novo Horizonte e São Roque.

Foram oito horas de atividades com foco na história, princípios e valores do cooperativismo, educação cooperativista e autogestão e governança como ferramenta de organização. A formação foi conduzida pelo instrutor e especialista em gestão de pessoas, João Batista Schneiders. Observando que esse é um projeto piloto, o presidente do conselho de administração da instituição financeira cooperativa, Artêmio José Flach, adianta que o objetivo é, em breve, constituir Núcleos de Jovens Cooperativistas. Segundo ele, esse trabalho atende aos princípios do cooperativismo, especialmente o quinto - educação, informação e formação - e o sétimo - Interesse pela comunidade.

Flach reforça que a cooperativa completa em agosto 35 anos de atividade no Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná e, por isso, tem um compromisso grande com a comunidade onde está inserida. “Dar oportunidade de formação a esses jovens é pensar no futuro e na perenidade do cooperativismo como um todo. O tempo passa e, naturalmente, as nossas forças vão diminuindo. Precisamos formar novos líderes”, enxerga.

Sem esconder a satisfação de ver o brilho no olho dos jovens que participaram da formação, Flach tem certeza que o trabalho da cooperativa vai render bons resultado em médio e longo prazo. “Estamos contribuindo com a construção de bons profissionais, empreendedores e líderes. É uma formação que serve para o dia-a-dia, seja no trabalho ou na vida pessoal”, registra citando que nas primeiras turmas muitos dos jovens já estão inseridos nos negócios da família, alguns inclusive assumindo a gestão da propriedade ou da empresa. “É nessa hora que precisamos estar próximo e contribuir”, defende.

Novas turmas e públicos

No mesmo formato, nos dias 30 e 31 de maio a cooperativa realiza a formação para duas turmas de mulheres de São Lourenço do Oeste, Novo Horizonte e São Roque. Entretanto, o presidente do conselho de administração do Sicoob Original já adianta que outras regiões dentro da área de atuação da cooperativa devem ser comtempladas no segundo semestre. “A gente quer, com o passar do tempo, envolver jovens e mulheres de todos os municípios onde a cooperativa está presente. É um trabalho gradativo, mas que aos poucos vai evoluindo e ganhando corpo”, confirma Flach.


Fonte: Ass. Sicoob Original

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024