Campo Erê / Eleições 2012 - 07 de Março de 2013 - 17h40

Instituto de pesquisa erra por 0,06% dos votos validos

Pesquisa, confiáveis?

O jornal Destaque Regional publicou pesquisa de opinião no dia 27 de Fevereiro em sua edição de nº 206 e apontava que a coligação A Força de Verdade do candidato Rudimar Borcioni e Gringo Viganó estariam com 21,3% dos votos a frente da coligação União, Paz e Trabalho dos candidatos Itamar Andreatta e Elton Hoffmann.

A pesquisa foi realizada pela Visão Pesquisas de Opinião S/S Ltda a pedido do jornal e apontava o candidato Rudimar com 53% dos votos e Itamar com 31,67%. Os brancos e nulos apontavam 2,33% e os indecisos 13%.

Já o jornal Tribuna Regional de Dionísio Cerqueira publicou na edição 714, com uma “Sobre capa” a pesquisa realizada pela POP Pesquisas e Comunicações e dava vantagem ao candidato Itamar e Elton de 3,50%. Na pesquisa o jornal aponta que Itamar teria 43,80% dos votos, e Rudimar e Gringo 40,30%, e juntos os votos brancos, nulos e indecisos somaram 15,90%

Se compararmos o resultado da eleição observamos que os candidatos Rudimar e Gringo, obtiveram 3.221 votos e Itamar e Elton 2.533 votos, diferença de 688 votos, se feita a conversão em porcentagem de diferença fica em 21,36%, 0,06% de erro apontada na pesquisa realizada pelo instituto Visão Pesquisa de Opinião S/S Ltda que foi publicada no jornal Destaque Regional.

Na eleição de outubro a coligação do candidato Rudimar também acertou na pesquisa (veja aqui) que com o resultado das urnas ficou dentro da margem de erro. Naquela oportunidade o jornal Tribuna Regional também publicou pesquisa e naquela oportunidade também aconteceu uma diferença consideravel.

Talvez os erros e acertos apontados em ambas as eleições de Campo Erê, possam ser utilizadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito que pode ser aberta por parlamentares, (veja aqui a informação) que tentam moralizar esse tipo de trabalho que por vezes induz o eleitor a votar em determinado candidato que se baseia nas pesquisas.

Parlamentares querem responsabilizar institutos e candidatos que forjarem pesquisas. Confira aqui.

Fonte: Jandir Sabedot

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024