Educação - 07 de Junho de 2013 - 09h48

Policial militar palestra sobre bulliyng nas escolas

Bulliyng foi focado aos alunos. Foto: divulgação

Com o tema “Quem Ama Educa; não deixe seu filho sofrer ou fazer bulliyng”, o policial militar lotado no 3º Pelotão de Campo Erê, Luiz Schneider palestrou durante o dia de ontem aos alunos da escola municipal João Telles Padilha. Luiz faz parte do grupo de policiais militares que atua também no PROERD e tem nas parcerias atividades de cunho educativo em todo o estado.

A direção do Colégio juntamente com o corpo docente organizou palestras com as turmas do 2º ao 5º ano, de ambos os turnos e envolveu mais de 300 alunos.

Bullying é um termo em inglês (bully – “valentão”) utilizado para descrever formas de violência verbais, físicas ou psicológicas, intencionais e repetitivas praticadas por um indivíduo ou um grupo para intimidar o outro individuo incapaz de se defender.

Grande parte das pessoas confunde ou tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. No entanto, tal conceito é mais amplo. O bullying é algo agressivo e negativo, executado repetidamente e ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Desta forma, este comportamento pode ocorrer em vários ambientes, além da escola.
Basicamente, a prática do bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social.

Segundo o policial Luiz o buliyng mais presente nas escolas é o bulliyng psicológico onde um grupo de alunos isola outro aluno por diferenças físicas, comportamentais ou mesmo de vestimenta. O bulliyng físico, geralmente acontece longe dos adultos, quando os alunos estão sozinhos em algum lugar.
Cabe aos pais ou responsáveis pelos alunos prestar atenção na mudança de comportamento; são sintomas de que possa estar acontecendo bulliyng quando.

- Repentinamente o aluno perde o interesse pelos estudos.
- Não quer mais ir para a escola.
- Não quer falar sobre o que aconteceu na escola.
- Ficou repentinamente triste, não quer mais brincar.
- Quer ficar isolado de tudo e de todos.
- Começa a ter medo do escuro, insônias e choro.
- Baixa auto-estima, pesadelos e ataques de pânico sem motivo.

Fonte: Jandir Sabedot

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024