- 18 de Fevereiro de 2014 - 10h23

Anatel começa a bloquear celulares não homologados

A mais de um ano a Anatel anunciou de que haveria um sistema de bloqueio de sinal de celulares piratas que estão em uso no Brasil.

São considerados "xing-ling" os aparelhos que não foram homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e, por isso, não possuem autorização para funcionar legalmente no Brasil.

 A ideia inicial era que esse sistema entrasse em vigor já em março de 2014, mas o projeto deve entrar em operação apenas depois da Copa do Mundo, que será realizada entre junho e julho deste ano. Pelo que se tem notado o sistema que identifica celulares não homologados no país já começou a operar e  poderá bloquear os dispositivos não cadastrados.

Quando o cadastro de celulares estiver em operação, será possível identificar a situação de todos aparelhos não homologados em atividade no país. Assim que o dispositivo se conectar à rede de uma operadora, seu número de Imei será reconhecido e, em seguida, comparado com os dados registrados em um cadastro nacional. Dessa maneira, as operadoras poderão identificar os aparelhos que não foram homologados para uso no Brasil, ou seja, não passaram por testes em laboratórios credenciados junto à Anatel.

A categoria de celulares não-homologados inclui aparelhos importados ilegalmente, geralmente sem marca, réplicas de smartphones populares e também modelos avançados comprados por brasileiros durante viagens no exterior, embora este último caso não esteja no alvo da fiscalização da Anatel. Celulares roubados e revendidos para terceiros após ter o Imei clonado também serão bloqueados quando o novo cadastro estiver em operação.

Segundo os últimos dados divulgados pela Anatel, em outubro, mais de 254 milhões de celulares estão em operação no Brasil, mas não se sabe quantos deles estão em situação irregular. A Anatel estima que a parcela chegue a 20%; as operadoras, entre 5% e 10%.

Resumo

(Acreditamos que isso possa ocorrer, mas não é garantido, não custa seguir a regra).

Aqueles celulares xing-ling que já tem chips poderão ser usados normalmente. O que não poderá ser feito é a troca do chip, pois não poderá "liberar" ele. Não esqueça que "xing-ling" são os celulares falsos, que na maioria das vezes é clone do original. Mesmo os celulares "legítimos" serão afetados por tal situação, ou seja, se o aparelho não for homologado no Brasil, não poderá liberar novos chips.

Para os turistas, basta eles usarem o "chip" do Pais de sua origem, ou seja, utilizarão o serviço de "visitantes" das operadoras no Brasil. O que eles não vão conseguir e "liberar" o chip brasileiro em celular não homologado no Brasil.

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024