Campo Erê / Câmara de Vereadores - 29 de Agosto de 2014 - 11h00

Centenárias são homenageadas em sessão solene na Câmara de Vereadores

Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

O dia de ontem foi especial para duas mulheres, moradoras de Campo Erê SC, que juntas, a idade alcança 210 anos de vida.

Por indicação os vereadores de Campo Erê, durante a sessão de ontem homenagearam as senhoras Livina da Silva, 108 anos e Cândida de Lima 102 anos. O ato solene que contou com a presença do prefeito municipal Rudimar Borcioni, familiares, amigos e imprensa local e regional.

Para o prefeito Borcioni, ter duas centenárias no município é motivo de muita alegria, as quais tiveram em suas vidas, etapas de vitórias, tropeços, conquistas, percalços e superações, sendo intituladas Mulheres Vencedoras.

Elas foram agraciadas pelos vereadores com uma placa, ilustrando assim um pouco da vida de cada uma delas.

Levina de 108 anos reside hoje no bairro Jardim Esperança e nasceu no distrito de Pinhalzinho, município de Chapecó e veio pra região de Campo Erê, quando tinha apenas 8 anos. Ela conta que se se casou com 17 anos e teve 12 filhos, tem hoje mais de 70 netos, 35 bisnetos e 9 tataranetos.

Foram tempos que é difícil descrever, diz Dona Levina, épocas que não se tinha nenhum recurso e a vida seguia “do jeito que dava”. Em sua casa ela não abre mão de seu baú, onde guarda suas roupas e um deles, que nos tempos antigos guardava o mantimentos para a família.

Conta ela, que quando tinha 12 anos, seu pai Polidório Xavier do Santos, disparou uma arma de fogo, referindo-se a uma pistola, em sua barriga e que não tinha como leva-lo a algum tipo de socorro, pois o lugar mais próximo era a cidade de Pato Branco PR e o trajeto teria que ser feito com burros e carroça o que levaria muito tempo.

Para amenizar a dor de seu pai, ela fazia chá e os curativos eram feito de folhas verdes, murchadas sobre o calor do fogão ou vapor da chaleira, mas infelizmente 16 dias depois ele morreu.

Cândida, que atualmente reside no bairro São Francisco, tem 102 anos, nasceu em no distrito de Maravilha SC, e sempre residiu na região onde hoje é município de Santa Terezinha do Progresso. Do primeiro casamento teve 8 filhos e nesse período fez a adoção de mais dois. Do segundo casamento foram mais 6 filhos e mais 4 netos adotados. Ela aproximadamente 100 netos, 30 bis netos e 15 tataranetos.

Todos os filhos foram educados e encaminhados, tanto que um deles é professor e os outros trabalham em empresas e na agricultura.

Parteira, benzedeira, perdeu a conta de quantos partos fez. Em sua maioria das vezes, assim que realiza o parto era convidada a ser madrinha da criança.

Nos filhos que adotou, um deles chama atenção. A mãe de um deles, levou a criança, uma menina de 2 anos para fazer um benzimentos e quando ela se preparava para o ato a mãe, saiu do local e nunca mais retornou para reaver a criança.

Hoje as duas mulheres contam as historias de suas vidas, não usam óculos e a da alimentação continua sendo a dos tempos de criança e juventude. Uma observação chama muita a atenção das duas, elas não tem preferência para tomar banho e nem gostam de tomar remédios. Segundo elas a cura de quase todas as doenças é a base de chás feita por elas mesmas.

Veja as fotos das homenagens

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024