Saltinho / Política - 02 de Março de 2015 - 12h39

Máquina que elimina que ervas daninhas com choques elétricos é adquirida em Saltinho

Foto: www.campoere_1.com

O equipamento e mais um trator foi adquirido pelo município de Saltinho, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por mais de R$ 374 mil, oriundos de verba do deputado federal Pedro Uczai.

Virou atração em Saltinho SC a máquina dessecadeira elétrica que está sendo usada por produtores orgânica para acabar com o inço da lavoura. A curiosidade é pelo fato de que ervas daninhas, são eliminadas por meio de descargas elétricas. O equipamento, acoplado em um trator, passa sobre a terra um aplicador com eletrodos disparando choque elétrico de 5 mil volts, que paralisa a condução da seiva e causa a morte da planta.

O município de Saltinho foi escolhido no Estado de Santa Catarina para receber os equipamentos, sendo o terceiro município da Região Sul beneficiado. Os municípios de Planalto PR e Santo Cristo RS também foram contemplados com os equipamentos.

Os equipamentos foram repassados em forma de concessão de uso para a Cooperativa dos Produtores Biorgânicos - COOPERBIORGA, que trabalha com a produção orgânica desde 2001.

 Após a Assinatura do Termo de Concessão de Uso e entrega dos equipamentos, foi realizada uma exposição técnica sobre os princípios de funcionamento da máquina e na sequencia a demonstração prática de campo do funcionamento do conjunto de dessecação.

Estiveram presente, o prefeito de Saltinho Luiz de Paris, vice Adenilson Sutil, secretário de agricultura Hermes Báo, vereadores, secretários municipais, deputado estadual Dirceu Dresch, representante da deputada estadual  Luciane Carminatti, Roselei Debastiane Cortez,  representante do deputado estadual Padre Pedro Baldissera, João Dorneles, representante do deputado federal Pedro Uczai, Domingos Luiz Costa Curta presidente da Cooperbiorga, Eleerson Prass, agricultores, entre outros.


Fonte: campoere_1.com

Galeria

  • Foto: www.campoere_1.com

    Foto: www.campoere_1.com

  • Foto: www.campoere_1.com

    Foto: www.campoere_1.com

  • Foto: www.campoere_1.com

    Foto: www.campoere_1.com

  • Foto: www.campoere_1.com

    Foto: www.campoere_1.com

  • Foto: www.campoere_1.com

    Foto: www.campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024