Campo Erê / Animais - 23 de Setembro de 2015 - 10h18

Confirmado o primeiro caso de Mormo em Campo Erê

Imagem ilustrativa

Foi confirmado o primeiro caso de mormo em equino no município de Campo Erê.

Depois de realizar os exames laboratoriais o caso ficou comprovado no um animal, em uma propriedade que esta sendo monitorada pela Cidasc.

O animal foi sacrificado e a saúde publica foi comunicada para as providencias e os demais animais da propriedade já tiveram as amostras coletadas para novos exames.

O mormo é uma doença contagiosa causada por uma bactéria. Acontece em equídeos como cavalos, mulas, jumentos, burros e asnos, podendo passara para outros animais e para os humanos, ou seja, é uma zoonose.

O animal pode ser infectado pelo contato com outro animal doente, cochos e bebedouros contaminados. O uso comum de agulhas, esporas e encilhas também pode ser um transmissor.

Nos humanos a doença é transmitida pelo contato com os cochos, bebedouros contaminados e pelo contato com o animal doente.

No homem a doença causa pneumonia grave e de difícil tratamento, podendo levar a morte.

Sem a analise através de exames é possível observar a doença nos animais pelo corrimento com pus e até um pouco de sangue nos dois lados do nariz; dificuldade em respirar, emagrecimento, nódulos (caroços) espalhados pelo corpo que podem abrir e derramar pus e inchaços nas patas.

Mas o animal pode não apresentar um desses sintomas e a doença será detectada somente com o exame.

Não há tratamento, nem vacina para os animais e os doentes tem que ser sacrificados.

É imprescindível, comunicar a Cidasc antes de adquirir equídeos e de fazer o exame antes de transitar e integrar o animal à propriedade.

Participar de eventos públicos  é exigido o exame que comprova que o animal não possuiu a doença.

A Cidasc possuiu um cadastro com todos os médicos veterinários que podem coletar o sangue para os exames.

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024