Três de Maio / Animais - 02 de Junho de 2016 - 08h29

Justiça suspende sacrifício de égua com suspeita de mormo em Três de Maio

Reproduçãio

A Justiça acatou o recurso do tratador de cavalos Gilberto Padilha, de Três de Maio, e suspendeu o sacrifício da égua com suspeita de mormo. A decisão é desta quarta-feira (1º). A medida tem validade até que saia o resultado de um exame solicitado pela defesa do tratador.

O teste será feito por um laboratório no Texas, nos Estados Unidos, como contraprova do exame realizado pela Secretaria Estadual da Agricultura. O resultado deve ser conhecido em até 30 dias.

No mês passado, Gilberto Padilha divulgou um vídeo na internet em que coletou e bebeu o sangue do animal, para provar que não estava doente. O tratador fez o vídeo em protesto, diante do resultado positivo do exame realizado pelo governo do Estado. Gilberto Padilha alegou que fez quatro exames em laboratórios particulares na égua, todos com resultado negativo.

A Secretaria Estadual da Agricultura afirmou que no caso dessa propriedade de Três de Maio, as normas não preveem contraprova e indicam o sacrifício da égua. O local já estava sob vigilância da Secretaria e foi interditado no ano passado porque um cavalo já havia sido infectado por mormo e sacrificado.

O advogado do tratador de cavalos, Bernardo Schaffer, garante que o estado de saúde de Gilberto Padilha é bom e que ele não apresentou quaisquer sintomas da doença após ingerir o sangue da égua.


Fonte: Rádio Gaúcha

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024