Campo Erê / Saúde - 08 de Setembro de 2016 - 18h00

​Campanha do medicamento solidário é apresentado em Campo Erê

Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

O município de Campo Erê, através da secretaria de saúde, horto medicinal, vigilância sanitária entre outros órgãos e a Unisep – União de Ensino do Sudoeste do Paraná apresentaram na tarde de hoje 08, na Câmara Municipal de Vereadores, a campanha do medicamento solidário.

O projeto visa a retirada de medicamentos que não estão em uso de residências, pois eles são um grande risco a saúde humana. Levam a auto-medicação, intoxicações medicamentosas principalmente em crianças e idosos entre outros.

Por se tratar de um lixo químico, o descarte dos medicamentos vencidos para o lixo apropriado evita a contaminação do meio ambiente.

Segundo a professora Caroline Lermen Munhoz, coordenadora do projeto da Unisep além de prevenir as ações anteriores, a redistribuição desses medicamentos na rede pública de saúde para pessoas carentes e ou necessitadas.

Segundo relatório, que o site teve acesso no mês de Julho de 2016, somente a farmácia básica do município fez a entrega de mais de 18 mil procedimentos.

As 18.663 unidades de medicamentos, aos usuários do Sistema Único de Saúde do Município, foram entregues de forma gratuita, entre as quais estão: comprimidos, ampola, bisnaga, cápsulas, envelopes, frascos ou vidros.

Nesse relatório evidentemente não consta as aquisições realizadas nas cinco farmácias da cidade, o que aumenta ainda mais a quantidade de medicamentos, consumidos pelos habitantes do município e muitos deles não são totalmente consumidos e podem ser reaproveitados pra outros usuários, ou então para o descarte seguro.

Atualmente os serviços de saúde são prestados nas UBS do Bairro São Francisco, Bairro Mello, Bairro Cohab/Vila Feliz, Grande Taborda e Capetinga. Além disso, existem serviços junto ao Centro de Especialidades e no CAPS e mantém convênios com o CONIMS, CISAMOSC, PPI e NetSaúde, sendo esses os locais de coleta objetivo da campanha.

Os demais dados do Relatório constam do quadro a seguir:

Serviços

Quantidades – Julho 2016

Consultas médicas especializadas

263

Consultas médicas de alta complexidade

54

Consultas médicas nas UBS

1.110

Atendimentos de Enfermagem

1.762

Atendimentos odontológicos

1.888

Radiografias

188

Mamografias

20

Viagens – Tratamento Fora do Domicílio

118

Pessoas transportadas

530

Outros exames especializados

163

Exames Laboratório municipal

2.825

Atendimentos fisioterápicos

181

Atendimentos Psicológicos

102

Atendimentos de Nutricionista

44

Atendimentos de Assistente Social

100

Atendimentos de educador físico

110

Atendimentos de urgência e emergência

199

Próteses

42

Visitas e vistorias da Vigilância Sanitária

41

Fonte: campoere_1.com

Galeria

  • Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

    Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024