Bandeirante / Animais - 09 de Julho de 2019 - 07h29

​Atrocidade – Envenenamento em massa de cães e gatos em Bandeirantes

Foto: Divulgação

Um caso de envenenamento em massa de animais chocou os protetores da região neste domingo (7). A cena lamentável foi registrada em Bandeirante, durante a tarde, quando voluntários da Ong Amigo Bicho, de São Miguel do Oeste, e protetores independentes se deslocaram até o local para um trabalho que seria rotineiro.

Os voluntários relataram à reportagem que foram até o município vizinho no intuito de resgatar cerca de 40 gatos que seriam encaminhados para a castração no Hospital Veterinário de Pequenos Animais (Clinivet) da Unoesc de São Miguel do Oeste. Os gatos viviam na casa de duas idosas que, segundo as informações repassadas, estão internadas em uma clínica psiquiátrica.

Com a internação das tutoras, o Ministério Público teria determinado que os animais fossem encaminhados para castração para posteriormente serem disponibilizados para a adoção. Ao chegarem ao local, os protetores encontraram uma cena triste não só para quem defende a causa animal, mas também para todas as pessoas com o mínimo de compaixão e sensibilidade. Animais mortos foram encontrados por toda a parte.

O veneno foi espalhado por toda a quadra em pedaços de torresmo e salame. O cão de um vizinho da localidade também acabou morrendo ao ingerir os alimentos envenenados, durante um passeio com o dono. “Havia torresmos espalhados por várias quadras. Um número incontável de animais morreu. Inclusive um casal saiu para passear com seu cão dálmata, porém ele comeu um dos torresmos no caminho e acabou falecendo”, relataram os protetores.

Pelo menos seis corpos de gatos e cinco de cães foram resgatados pelos voluntários, mas há outros vários, encontrados em locais de difícil acesso onde o resgate não foi possível. “Alguns corpos dos gatos foram localizados. Alguns estavam dentro de tubulações e os voluntários não conseguiram resgatar. Os gatos eram soltos, então estavam espalhados na redondeza. Segundo a veterinária, com esse tipo de veneno a morte é muito cruel, pois eles sofrem sem perder a consciência, morrem por não conseguir respirar, depois de convulsionar”, lamentaram os protetores.

Apenas um cachorro e dois gatos foram resgatados com vida, porém, em estado considerado grave. Eles foram trazidos para São Miguel do Oeste, onde foram internados. A suspeita dos protetores é de que o envenenamento tenha ocorrido entre sábado e este domingo.

O envenenamento de animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98). O artigo 32 da lei diz que é considerado crime ambiental “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena prevista é detenção de três meses a um ano e multa.

A Polícia Militar foi acionada e fez um levantamento da situação. O caso será investigado.

Fonte: WH3

Galeria

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024