Foto: IFC Foto: IFC

O laboratório de patologia veterinária do IFC – Instituto Federal Catarinense de Concórdia SC, emitiu nota, sobre a gravidade que as pastagens cultivas podem representar nesse período.

Publicidade

Loja

Em uma propriedade sete vacas de um rebanho de vinte e uma, foram intoxicadas por nitrato/nitrito, que esta presente nas pastagens em função dos solos, que em anos anteriores receberam adubação orgânica ou química em excesso.

Essa adubação pode ser potencialmente toxica, quando expostas a períodos de chuvas, seca, sombra ou frio.

A recomendação é de que o produtor teste a pastagem preventivamente e tenha atenção aos sinais clínicos dos animais como: falta de ar, tontura, vocalização, dentre outros.

Antídoto específico a essa intoxicação existe, mas deve ser feito em menos de uma hora do início da intoxicação.