Geral - 05 de Maio de 2020 - 07h52

IGP volta a atender emissão de RG

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC) trabalha para a retomada gradual, a partir do dia 4 de maio, do atendimento presencial de emissão de carteiras de identidade no Estado.

Os atendimentos presenciais serão apenas para os casos com agendamento devidamente feito pelo endereço eletrônico https://www.igp.sc.gov.br/carteira-de-identidade/agendamento-da-carteira-de-identidade/

Para evitar aglomerações e a chance de contaminação pelo coronavírus, só será permitida a entrada das pessoas agendadas por horário.

“Nós estamos fazendo todos os esforços para abrir a emissão de identidade para o público, mas ao mesmo tempo, pedimos compreensão e conscientização das pessoas, para que evitem aglomeração. Se o documento não for tao importante neste momento, espere passar a pandemia. Reforçamos que o atendimento será exclusivamente por agendamento. Se houver qualquer tipo de aglomeração, vamos suspender novamente porque nossa prioridade neste momento de pandemia é salvar vidas”, enfatizou o perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano.

Grupo de risco

O IGP também desenvolveu, através do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), uma ferramenta que possibilitará o atendimento específico para as pessoas que se enquadrem no grupo de risco ao contágio pelo COVID-19, em horários específicos separados das pessoas fora desse grupo.

Este sistema dará mais proteção aos usuário assim que os serviços presenciais no setor de identificação civil forem reabertos. A ideia é extinguir as filas presenciais.

Colaboração

O retorno ao atendimento no setor de identificação civil será feito com cautela e responsabilidade, por este motivo, o IGP pede a colaboração dos usuários que não procurem os serviços de emissão da carteira de identidade em casos que não sejam urgentes e que podem esperar, ou para casos em que outros documentos possam ser apresentados. O importante é deixar as poucas vagas que serão disponibilizadas para pessoas que realmente precisam do documento para este momento.

Segurança e cuidados

O atendimento presencial retornará seguindo todas as recomendações de segurança dos órgãos de saúde do Estado. Os atendimentos serão feitos somente: com agendamento; com máscaras (do atendente e do usuário); com horários específicos para idosos e outras pessoas de grupo de risco; entre outras medidas.

Importante ressaltar

– É extremamente importante contar com o comprometimento do cidadão: se agendar não pode faltar.

– Os atendimentos poderão ser suspensos novamente a qualquer momento de acordo com novas diretrizes do Perito – Geral do IGP e do Governo de Santa Catarina.

Atendimento Instituto Médico-Legal (IML)

O IML mantém suas atividades. Para informações sobre os horários de atendimento, realização de exames de corpo de delito em hospitais, presídios, instituições para idosos e outros locais de aglomeração de pessoas orienta-se contato telefônico com o IML de cada localidade, disponível no site www.igp.sc.gov.br

Fonte: IGP

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024