Variedades - 19 de Julho de 2021 - 17h46

​Três municípios desmembrados de Campo Erê comemoraram aniversario hoje

Foto: campoere.com

Três municípios, que foram desmembrados de Campo Erê, completam 26 anos nesta segunda feira 19.

São Bernardino

São Bernardino surgiu no ano de 1957 com a chegada de colonos vindos do Estado do Rio Grande do Sul, onde desbravaram a mata nativa e construíram as primeiras casas, iniciando o cultivo de milho e outros cereais.

São Bernardino foi emancipado em 19 de Julho de 1995, através da Lei Estadual 8.998/95, dos municípios de Campo Erê e São Lourenço do Oeste.

Está localizado no Noroeste Catarinense, conta com 210 Km2, possui uma população de 2.677 habitantes, sendo 719 habitantes no perímetro urbano e 1928 na área rural.

Saltinho

Saltinho é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, localizado no extremo oeste catarinense, distante 620 Km de Florianópolis.

Sua população é de 3.961 habitantes, conforme o Censo IBGE/2010

A colonização de Saltinho foi semelhante a dos demais municípios da região, que receberam na década de 40 imigrantes alemães e italianos oriundos principalmente do Rio Grande do Sul. As terras férteis e a riqueza dos recursos naturais da região catarinense surgiam como alternativa à crise econômica no Estado vizinho. Até então, o lugar – repleto de saltos d’água – era habitado por caboclos. A extração da madeira foi a primeira atividade dos colonizadores, que desenvolviam também a agropecuária de subsistência. À época Saltinho chamava-se São Sebastião do Saltinho. Com o desmembramento de Campo Erê, em 19 de julho de 1995, o nome foi reduzido.


Santa Terezinha do Progresso

Santa Terezinha do Progresso é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.
Localiza-se a uma latitude 26º37'08" sul e a uma longitude 53º12'06" oeste, estando a uma altitude de 400 metros.
Possui uma área de 118,997 km².
A colonização de Santa Terezinha do Progresso começou na década de 1940. Gaúchos descendentes de imigrantes italianos deixaram para trás a crise econômica no Rio Grande do Sul e vieram para Santa Catarina na esperança de enriquecer nas terras férteis, baratas e com madeira abundante.A localidade recebeu o nome da padroeira, Santa Terezinha, e quando se desmembrou de Campo Erê, em 19 de julho de 1995, acrescentou o complemento “do progresso”.

Hoje, a economia do município é baseada na agricultura familiar. Atualmente são cerca de 537 famílias agricultoras que tiram sua subsistência da terra – dados levantados em 2011 pelos agentes comunitários de saúde. Estes agricultores trabalham em regime unifamiliar e são peças importantes que promovem o desenvolvimento do município. Para manter estas famílias no campo, o poder público municipal incentiva com diversos programas na saúde, educação, cultura e desporto. Tudo para o progresso da cidade.

Siga o portal pelas redes sociais

Twitter @campoeresc

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Agradecemos a todos pelo acompanhamento e confiabilidade das nossas informações!

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024