Evento nacional é promovido pelo Banco Central e por todo país são desenvolvidas ações para estimular a saúde financeira das pessoas. E o Sicoob MaxiCrédito realizará uma série de atividades e dicas para disseminar informações e conhecimentos sobre o tema
Promover e discutir ações de educação financeira no país: este é o foco da 8ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef) que começa nesta segunda-feira (8) e segue até o dia 14 de novembro e é promovida pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e envolvendo várias instituições do país.
Na edição de 2021, a Semana Enef traz como foco o trio PLA POU CRÉ (Planejamento, Poupança e Crédito Consciente), estimulando o entendimento e adoção de ações que promovam a saúde financeira das pessoas e famílias.
A gerente de Projetos Sociais do Sicoob MaxiCrédito Taiana H
E o tema PLA POU CRÉ está bastante alinhado a esse movimento “para que as pessoas possam aprender como colocar em prática o planejamento financeiro, permitindo que elas tenham uma fotografia de como está a situação de cada uma, identificando padrões de consumo, registrando o quanto elas realmente gastam, fazendo o controle financeiro para pagar suas dívidas e pensar no futuro”, ressaltou.
É entendendo os fatores que influenciam suas escolhas que é possível equilibrar seus desejos imediatos com os objetivos de longo prazo, promovendo o bem-estar. O hábito de poupar é um importante pilar da educação financeira, porque é ele que vai deixar a pessoa em melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida, além de visualizar e programar seus desejos e objetivos para médio e longo prazo.
Poupar é importante
“É importante lembrar que precisamos ter objetivos e poupar é um hábito que as pessoas devem exercer. Nem sempre é possível todos os meses, mas isso faz parte de conhecer seu planejamento e conseguir inserir o ato de poupar na rotina. Seja de pouco em pouco, aplicando ou fazendo algo que dê uma rentabilidade, investindo no futuro”, reforçou Taiana.
Crédito: bom ou ruim? depende de como você usa!
O tema do Crédito consciente é outro assunto que é priorizado pela Semana Enef de 2021. Em um cenário onde os índices de endividamento são muito altos, é preciso entender que o crédito não o vilão, mas é preciso saber usar.
“As pessoas devem avaliar os formatos de como pode utilizá-lo, de maneira que a beneficie e
Ele pode ser usado em ações que revertam em melhorias na qualidade de vida, diz Taiana, que ainda dá o exemplo do financiamento de uma casa ou carro. “Isso pode fazer com que a pessoa deixe de pagar aluguel e realize o sonho da casa própria. A base de tudo é fazer o planejamento para poupar e conseguir usar o crédito da melhor forma possível” reforçou.
Ações durante a semana
Várias atividades focadas na educação financeira serão realizadas durante a semana pelo Sicoob MaxiCrédito. Entre elas, palestras em mais de 20 escolas em cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul destinadas à orientação de crianças e jovens, baseada no livro Caio Achou uma Moedinha - publicado pelo Instituto Sicoob – envolvendo voluntários e a equipe de Projetos Sociais. Também serão realizadas entrevistas em veículos de comunicação, publicações em redes sociais, além de promover o bate-papo entre os colaboradores da cooperativa.