Campo Erê / Economia - 24 de Maio de 2022 - 13h54

Alunos do Cedup participam de palestra sobre educação financeira com o Sicoob Original

Num exercício prático do quinto e do sétimo princípio do cooperativismo, educação, informação e formação e interesse pela comunidade, respectivamente, a Cooperativa de Crédito Sicoob Original participou, na segunda-feira (16), da programação em comemoração aos 34 anos de atividade do Cedup de Campo Erê. Para mais de 150 pessoas – alunos, pais e professores – o profissional da cooperativa, Ivandro Follmann, falou sobre educação financeira e cooperativista. Com dados e simulações, Follmann buscou mostrar a importância da cooperação e da educação financeira para o bem-estar da sociedade. O presidente do Conselho de administração do Sicoob Original, Artêmio José Flach, esteve presente e também deixou sua mensagem.

Além de agradecer pela disponibilidade, Cleci Finardi, diretora do Cedup, disse que a participação da cooperativa foi importante e contribui com o desenvolvimento educacional dos alunos. Ela reconhece que a melhoria da qualidade de vida das pessoas está ligada diretamente a questão da educação financeira. “Entendemos que é nesse momento de formação que o assunto precisa ser discutido e tratado”. Segundo ela, em dois, ou no máximo três anos, esses jovens estarão no mercado de trabalho e o aprendizado vai fazer a diferença. “A gente, enquanto escola entende a importância do assunto, mas não tem estrutura profissional para fornecer esse ensino. Por isso buscamos parcerias como a com o Sicoob Original”, detalha.

Cleci explica que a atividade com a cooperativa, além de ser informativa, é comemorativa, pois o colégio completou 34 anos de atividades no dia do evento - 16 de maio. “Como é uma programação de aniversário, vamos trabalhar outros temas ao longo da semana”, adiantou.

Para o presidente do conselho de administração do Sicoob Original, o tema educação financeira é de extrema importância, pois a abordagem e a discussão permitem a formação de cidadãos mais conscientes. Citando que a cooperativa é sensível ao tema e, por isso, realiza trabalhos e ações junto a comunidade onde está inserida, Flach enxerga na educação financeira o caminho para uma sociedade mais organizada e com menos problemas.

Lembrando que o Sicoob Original também completa 34 anos em agosto e que essa proximidade com a sociedade sempre fez parte do dia a dia da cooperativa, Flach visualiza um grande potencial nos alunos. “É acreditando nisso que o Sicoob Original investe na educação financeira, busca entender as necessidades da sociedade e exercer os princípios do cooperativismo”, observa.

Na avaliação do presidente, pessoas educadas financeiramente têm menos problemas em família e na sociedade. “Essas pessoas naturalmente vão se tornar líderes das comunidades e entidades”, projeta.

Fonte: Ass. Sicoob Original

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024