Campo Erê / Saúde - 26 de Maio de 2022 - 08h23

​Por que as dores aumentam nos dias frios? É real? O corpo reclama nessa época?

O assunto mais falado durante os dias frios são as dores pelo corpo, mas será mesmo que nosso corpo sofre com a mudança de temperatura?

A fisioterapeuta/osteopata Adriane Maffisoni, explica que nos dias mais frios as dores ósseas, articulares e as musculares tendem a aumentar e ter maior intensidade.

Adriane cita que isso acontece porque as pessoas ficam mais encolhidas e se movimentam menos, o que causa uma certa rigidez articular e consequentemente dor. Para se defender do frio o músculo se contrai involuntariamente, fazendo com que a circulação do sangue entre os tecidos, pele e articulações, diminua e provoque mais dor.

As pessoas com dores crônicas, principalmente com artrite são as que mais tem tendência a dores nessa época

As inflamações causam dores e o frio aumenta esse processo. o sangue não chega adequadamente aos tecidos prejudicando o metabolismo e causando maior dificuldade em combater os processos inflamatórios.

Pessoas com problemas ortopédicos sentem mais, pois as extremidades ficam mais geladas, (mãos, dedos, cotovelos, joelhos e pés).

As temperaturas baixas provocam constrição nos vasos sanguinos, que diminuem o seu calibre, dificultando a sua circulação, provocando contração muscular, deixando os músculos mais rígidos facilitando o início de processos inflamatórios, provocando dores articulares porque o liquido sinovial que fica dentro das articulações fica mais espesso, prejudicando os movimentos e provocando desconforto.

A fisioterapeuta/osteopata da algumas dicas para amenizar as dores nos dias frios.

1- Agasalhe-se bem se necessário use luvas, toucas e botas, para proteger mãos, orelhas e pés;

2- Mantenha o corpo bem aquecido, especialmente a região afetada pela dor. Use bolsas de água quente se for o caso;

3- Massagens e compressas quentes ativam a circulação;

4- Faça alongamentos para relaxar, manter as articulações lubrificadas, ativar a circulação e diminuir a rigidez;

5- Não deixe de fazer atividades físicas no frio, pois o treino estimula a produção de neurotransmissores que possuem ação anti-inflamatória e analgésica, diminuindo a dor

Adriane Maffisoni

Fisioterapeuta/ Osteopata

Fone (49) 99118-4549

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024