Iniciativa alcançou 5 mil pessoas nos 24 municípios de atuação da Sicredi Iguaçu.
As atividades da Semana de Educação Financeira da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP alcançaram 5 mil pessoas dos 24 municípios da área de abrangência da instituição financeira cooperativa. Neste ano, a iniciativa que busca propagar uma relação saudável das pessoas com as finanças aconteceu entre os dias 13 e 19 de maio. O Sicredi levou o tema para a sociedade com palestras e conversas em escolas, empresas e entidades.
Em São Lourenço do Oeste (SC), estudantes de 15 a 17 anos participaram de uma palestra sobre educação financeira e a curiosidade dos jovens sobre o tema surpreendeu a equipe local do Sicredi. “Apresentamos os benefícios da educação financeira e métodos para uma vida financeira saudável e a interação foi muito positiva. Muitos estudantes já trabalham informalmente ou têm mesada e apresentaram as formas com que administram seu dinheiro, outros perguntaram bastante sobre como se comportar com cartão e outros tipos de crédito em geral”, relata o gerente Agro da agência do município, Marcos Vian.
Somente em São Lourenço, foram 180 jovens impactados pela Semana ENEF do Sicredi. Dentro da programação do evento, a agência local também reuniu investidores para falar sobre o cenário econômico e as possibilidades de aplicações da instituição financeira cooperativa. Na Sicredi Iguaçu, foram 50 ações realizadas nos sete dias.
Somente em uma das palestras, cerca de 250 pessoas receberam informações e dicas sobre educação financeira. Foi no Grupo MSA, empresa de Francisco Beltrão que é referência nacional na produção de móveis. “Acreditamos que a educação financeira é muito importante para a vida pessoal dos colaboradores e que a estabilidade financeira contribui para uma vida mais tranquila e equilibrada, melhorando a saúde mental e física. Empresas que investem em iniciativas assim contribuem para o bem-estar individual, criando uma força de trabalho mais feliz, produtiva e leal”, destacou a representante da MSA, Mauriza Benetti Neckel.
Educação financeira é tema constante
A educação financeira é um tema constante na atuação do Sicredi e as ações acontecem durante todo o ano, mas ganha ainda mais destaque durante a Semana ENEF, segundo o presidente da Sicredi Iguaçu, Eleutério Benin. “Acreditamos que a educação financeira gera prosperidade para a sociedade e a Semana ENEF é um momento de mobilização importante para destacarmos ainda mais essa pauta”, cita.
Responsável por 65% das ações implementadas nas duas mais recentes edições da Semana ENEF, o Sicredi, no último ano, realizou mais de 3,7 mil iniciativas, alcançando mais de 21 milhões de pessoas em todo o País.
Solidariedade ao RS
Neste ano, a Semana ENEF teve como tema “Proteção Financeira e Solidariedade aos irmãos do Rio Grande do Sul” – alterado após as enchentes que atingiram o estado e incorporando a solidariedade. No estado gaúcho, a ação será postergada para o segundo semestre deste ano, em data a confirmar.
O Sicredi vem cooperando com a comunidade gaúcha de maneira geral, auxiliando no resgate de pessoas e na organização de uma campanha de doações financeiras por meio da Fundação Sicredi. A cooperativa nasceu há mais de 120 anos no Rio Grande do Sul com a missão de cooperar e reforça este princípio no momento em que o seu estado de origem mais precisa de solidariedade.