Um caso registrado nesta semana na delegacia de policia de Pinhalzinho, foi rapidamente solucionado pelos policiais daquela cidade, depois que golpistas adquiriram um PlayStation 4, que foi vendido pela internet.
Se utilizando de um velho sistema de transferências bancarias, o TED, os golpistas falsificaram um documento e encaminharam o comprovante para o vendedor e na sequencia um motoboy foi buscar o equipamento.
Como o deposito não foi efetuado, a policia civil foi acionada e recuperou o produto, devolvendo a seu proprietário.
Como o golpe funciona:
• Os golpistas contatam vendedores de produtos de alto valor (como eletrônicos, celulares e notebooks) em plataformas como Facebook Marketplace, OLX, entre outras.
• Negociam o preço e enviam um comprovante de depósito ou TED com data futura, alegando problemas bancários (como bloqueio de conta por "herança").
• Utilizam motoboys ou motoristas de aplicativo para retirar o produto antes da confirmação do pagamento. Após a retirada do bem da posse da vítima o depósito é cancelado.
• Em alguns casos, quando a vítima verifica que o dinheiro não caiu na conta, pedem que a vítima pague um "frete" para devolução do item, que nunca ocorre. Nestas situações a vítima perde duas vezes.
Alerta à população:
• Nunca entregue o produto sem confirmação do pagamento em sua conta. Comprovantes podem ser falsificados. Tenha certeza que o valor esteja na conta.
• Desconfie de compradores que pressionam por entrega imediata ou usam histórias complicadas para justificar atrasos.
• Evite negociar com perfis suspeitos ou que não fornecem identificação.
• Denuncie casos semelhantes à Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou pelo telefone da Delegacia de Fronteira de Pinhalzinho: (49) 2049-9961.
A Polícia Civil reforça a importância de verificar a identidade de compradores e vendedores, além de preferir transações presenciais em locais seguros.
No caso do PlayStationm após a Polícia Civil de Pinhalzinho tomar conhecimento sobre o caso, deslocou-se até a cidade de Chapecó, onde foi possível localizar o endereço onde o motoboy teria feito a entrega do objeto.
O homem que estava na posse de pronto entregou o aparelho e declarou que teria comprado por R$ 800,00. O golpista teria negociado com a vítima pelo valor de R$ 2.300,00.
O golpista que atuava com número DDD do estado do Rio Grande do Sul, tinha todo controle da situação a distância, situação que é normal nesse tipo de ação criminosa.
Investigações sobre o caso estão em andamento para identificar os envolvidos na rede de golpes.
Siga o portal pelas redes sociais
Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458
Instagram: https://www.instagram.com/portalcampoere/
Telegram: https://t.me/CampoEreCom
No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/
No Youtube: https://www.youtube.com/@portalcampoere
WhatsApp receba as informações simultâneas através do canal
WhatsApp receba as informações simultâneas através do canal clique aqui