Na manhã desta quarta-feira (3), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou a Operação Alinhavo, em apoio a um Procedimento Investigatório Criminal instaurado pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê, que atua regionalmente na área de moralidade administrativa.
A ação apura supostas fraudes em processos licitatórios para a compra de máquinas de costura pelo Município de Coronel Martins. Segundo as investigações, há indícios de envolvimento de um servidor público comissionado e de uma empresa fornecedora do maquinário destinado ao setor têxtil.
As ordens judiciais, expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Concórdia, resultaram no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em residências de investigados e nas sedes das empresas envolvidas, localizadas em Coronel Martins e São Lourenço do Oeste. Durante as diligências, também houve prisão em flagrante por porte ilegal de arma.
As investigações apontam para possíveis práticas de superfaturamento, conluio e atos de improbidade administrativa, com prejuízos estimados em cerca de R$ 600 mil aos cofres públicos.
O nome da operação faz referência ao termo usado na costura para designar o ponto provisório que une peças de tecido antes da costura definitiva. De acordo com o Ministério Público, os investigados “alinhavavam” previamente os resultados das licitações, simulando concorrência para garantir a vitória do grupo fraudador.
Os autos tramitam sob sigilo e novas informações devem ser divulgadas conforme o avanço das investigações.
Siga o portal pelas redes sociais
Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458
Instagram: https://www.instagram.com/portalcampoere/
Telegram: https://t.me/CampoEreCom
No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/
No Youtube: https://www.youtube.com/@portalcampoere
WhatsApp receba as informações simultâneas através do canal
WhatsApp receba as informações simultâneas através do canal clique aqui