Anchieta / Clima - 20 de Fevereiro de 2014 - 04h19

Anchieta decreta situação de emergência por causa da estiagem

O prefeito de Anchieta SC, Ari Prestes de Oliveira, atendendo indicação da defesa civil do município, decretou situação de emergência por consequência da estiagem que se abateu na região nos últimos dias.

 Com a decretação de emergência o município, bem como os agricultores, principais prejudicados pelo fenômeno, terão acesso  a recursos especiais e ao Proagro – Programa de Garantia da Atividade Agropecuária.

 Segundo o secretario da agricultura Mario Signor as perdas nas lavouras de milho podem chegar a 70% e 20% na de soja. A bacia leiteira do município, que gira em torno de 130 mil litros diários, teve redução de 25% da produção.

 Outro prejuízo contabilizado no município foi a demanda no serviço de silagem, que com a seca teve uma antecipação na maturação e o acumulo de serviço foi inevitável.

 A defesa civil do município aponta que 30% da população do município foi afetada pela estiagem e após o levantamento o prefeito assinou o decreto, que foi encaminhado a defesa civil do estado.

 O Estado de Santa Catarina passou por uma prolongada e intensa onda de calor com chuvas escassas, volumes pouco significativos e de forma mal distribuída desde a segunda quinzena de janeiro até o dia 12 de fevereiro, quando uma frente fria provocou chuvas no Estado, que não foram suficientes para reverter a situação da estiagem.

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024