Campo Erê / Saúde - 28 de Julho de 2014 - 11h53

Secretaria de Saúde organiza mais uma coleta de sangue em Campo Erê.

Foto: www.campoere_1.com

A secretaria municipal de saúde do município de Campo Erê, organiza mais uma coleta de sangue, marcada para o dia 05 de Agosto a partir  das 9 horas.

Todas as pessoas, já cadastradas e aquelas que desejam tornar-se doador, deverão entrar em contato com os responsáveis pelo setor até o dia 4, em horário de atendimento do posto de saúde.

Campo Erê tem hoje um índice de doadores considerado bom, pela quantidade de população. São mais de 200 cadastros e a cada coleta, são recolhidas aproximadamente 80 bolsas de sangue.

Para se tornar um doador a pessoa passa por uma bateria de exames, sem custo e tem o direito de dispensa do emprego no dia da doação, sem prejuízo em seu salário. No dia da coleta é fornecido pela equipe do Hemocentro a declaração que realizou a doação de sangue, para apresentar no trabalho.

A coleta será realizada no prédio do NAES, ao lado da prefeitura municipal e o agendamento da coleta devera ser feita pelos telefones 36552442 ou 36551368 com a Ena ou Anacleide.

 Requisitos para doação:

Estar em boas condições de saúde;

Tem entre 16 e 67 anos;

Pesar 50 kg ou mais;

Estiver bem alimentado, evitando alimentação gordurosa nas últimas 4 horas;

Não tomou bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

Evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação.

 Impedidos de Doar:

Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing em locais não controlados pela Vigilância Sanitária nos últimos 12 meses;

Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, nos últimos 12 meses;

Fez Cirurgia ou parto há menos de 1 ano;

Gripe ou febre nos últimos 7 dias;

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;

Usuários de drogas;

Ter tido hepatite após os 10 anos de idade;

Ter comportamento de risco em relação a AIDS.

 ATENÇÃO: Homens podem doar sangue num intervalo de 3 meses não ultrapassando a 4 vezes no ano e mulheres num intervalo de 4 meses não ultrapassando a 3 vezes no ano.

Lembre-se: Apresentar documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, habilitação ou profissional), pois doar Sangue não dói, nem prejudica a sua saúde. Mas pode melhorar as condições de vida de muita gente.

 OBS: Menores de 18 anos deverão ter autorização por inscrito e estar acompanhado dos pais ou responsável.

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024