Saúde - 13 de Agosto de 2014 - 04h18

Cápsulas de açaí - Paixão nacional são comercializadas por farmácia em Campo Erê

Depois da reportagem exibida no Domingo Espetacular da Rede Record, o açaí, em especial as cápsulas processadas a partir da fruta, virou uma paixão nacional.

O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios. É considerado o segundo maior antioxidante existente (atrás somente do cacau)! Encontramos nesta fruta as vitaminas C, B1 e B2. O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

 Benefícios do Açaí

A ação principal do açaí é de antioxidante, devido principalmente à presença das antocianinas. Este efeito antioxidante é responsável pela ação anti-inflamatória e da melhora do perfil lipídico (aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim).

Outros efeitos do açaí são: saciedade, fortalece o sistema imunológico, tônico natural, vasodilatador e fonte de ferro.

O açaí é altamente energético e rico em vitamina E, cálcio, magnésio e potássio. É uma fruta que fornece mais energia e disposição ao corpo, sendo interessante para praticantes de atividades físicas.

 Propriedades

Ácido oléico, palmíticos, palmitoléicos e cianídrico, lignina, niacina, proteínas, gordura vegetal, frutose, glicose, sacarose, fibras brutas, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco, fósforo, vitamina B1, α-Tocoferol (vitamina E), vitamina C, antocianinas.

 Afinal, o açaí engorda?

Sabe aquele grupo de antocianinas que auxiliaria o corpo a expulsar as gordurinhas a mais? Ele também está presente no açaí, uma das frutas tipicamente brasileiras, riquíssima no pigmento. Você provavelmente já ouviu falar que açaí engorda. Será mesmo?

Ele é calórico porque possui um elevado teor de lipídios. O que se deve ressaltar, no entanto, é que a fruta contém ácidos graxos insaturados, gorduras de perfil semelhante às do azeite de oliva. Ou seja, para o coração, consumido sem exagero, é um coquetel maravilhoso de gordura benéfica com antocianina. Numa tigela você também garante fibras e proteínas.

Se o ponteiro da balança já incomoda, o açaí, apesar de excelente, não deve ser consumido em excesso. Cuide principalmente com outros ingredientes adicionados.

 Açaí e a Pele

Devido à sua composição, rica em ácidos graxos insaturados e antioxidantes, o açaí pode auxiliar no tratamento de problemas de pele, relacionados à fatores inflamatórios, como acne, dermatite atópica e nos tratamentos anti-idade.

Os antioxidantes presentes no açaí podem melhorar a aparência de peles com manchas e reduzir rugas faciais. Seu consumo auxilia no retardo do envelhecimento, promove uma pele mais saudável e com aparência mais jovem.

Em que casos o açaí não é indicado?

Em casos de diabetes (especialmente se misturado a xaropes) e em grande quantidades para obesos. Por ser altamente calórico, não é recomendado a adição de xaropes em excesso e outros produtos ricos em açúcar.

Onde comprar?

Dependendo da região onde você mora, essa maravilha pode ser facilmente encontrada. Para os que não tem tanta sorte em especial a região sul, há diversos produtos à base de açaí em lojas de suplementos e produtos naturais.

 Em Campo Erê a Farmácia São Lucas já possui o produto a venda, com orientação para os que desejam aproveitar o produto natural para sua saúde.


Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024