Saúde - 15 de Agosto de 2014 - 08h01

Por que você deve emagrecer

divulgação

Cientistas afirmam que perder 5% do seu peso corporal melhora o humor e te dá 20 minutos a mais de sono à noite

  Muita gente leva na brincadeira, mas obesidade é epidemia no Brasil. Pelo menos é o que consta nos dados mais recentes do IBGE. O sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade, aproximadamente 20% da população entre 10 e 19 anos e cerca de 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos.

 Perder aqueles quilinhos em excesso não é apenas bom para sua saúde: a conquista pode te ajudar a ter uma noite de sono melhor e se sentir mais alerta, de acordo com uma nova pesquisa divulgada num encontro da Sociedade Internacional de Endocrinologia e da Sociedade de Endócrinos de Chicago. Confira as novidades do estudo e bora enxugar a carcaça!

 Perda de peso está associada a mais tempo de sono

Durante a pesquisa, adultos obesos que perderam pelo menos 5% de peso corporal dormiram melhor e por mais tempo depois de seis meses da perda de peso. Os resultados indicam que se livrar de alguns quilinhos aumenta a qualidade do sono e o humor independentemente de como você conseguir emagrecer. "Essa pesquisa confirma vários estudos que reportam que a perda de peso está associada à maior duração do sono”, informa Nasreen Alfaris, médica e líder da pesquisa da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia.

 Aconselhamento pode te ajudar a emagrecer

O estudo examinou 390 homens e mulheres obesas durante o período de dois anos. Os participantes foram aleatoriamente indicados para um dos três programas de perda de peso. Um grupo recebeu material impresso educativo durante as visitas de quatro vezes por ano; o segundo grupo recebeu aconselhamento sobre estilo de vida, enquanto o último grupo recebeu conselhos e substitutos de refeição ou medicamento para perda de peso.

 Os pesquisadores observaram as alterações no peso, a duração e a qualidade do sono, além do humor dos participantes após seis e, depois, 24 meses de tratamento. Eles compararam os que perderam 5% a mais de peso corporal com aqueles que perderam menos de 5%, levando em conta a idade e sexo. Em seis meses as pessoas que haviam recebido aconselhamento sobre estilo de vida perderam mais peso, em média, do que aqueles que receberam apenas informações relevantes.

Mais sono, mais qualidade de vida

Em todos os três grupos, os participantes que perderam pelo menos 5% de seu peso corporal durante seis meses relataram um ganho médio de 21,6 minutos de sono por noite, contrapondo o 1,2 minuto daqueles que perderam menos de 5% do peso corporal. Os caras que mais emagreceram também relataram uma melhor qualidade do sono e humor.

Fonte: Danilo Barba Área H

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024