Campo Erê / Saúde - 29 de Agosto de 2014 - 07h27

Dia “D” de Coleta de Preventivo do Colo Uterino e Auto Exame de Mamas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Ere SC, preocupada com a saúde da população feminina do município, estará  realizando  neste sábado dia 30, um dia “D” de Campanha de Coleta do Preventivo do Colo do Útero e a realização do Auto Exame de Mamas.

 Os  profissionais que compõem a Estratégia Saúde da Família, juntamente com os acadêmicos e professores da Universidade – UNIPAR de Francisco Beltrão – PR estarão atendendo nos seguintes locais e horários:

na UBS do Bairro São Francisco, UBS Sede, no horário das 08:00 ás 16:00 horas;

na UBS – Cohab das 08:00 ás 11:30 horas,

Atenção Básica se constitui como o primeiro contato do usuário com o Sistema Único de Saúde (SUS). Orienta-se pelos princípios da universalidade, acessibilidade (ao sistema), continuidade, integralidade, responsabilização, humanização, vínculo, equidade e participação social.

A Atenção Básica/Saúde da Família é a forma de organizar o primeiro nível de atenção à saúde no SUS estimulada pelo Ministério da Saúde. Insere-se no movimento mundial de valorização da atenção primária à saúde e na construção dos sistemas públicos de saúde. Pauta-se nos princípios do SUS, da atenção primária à saúde e da saúde da família que são internacionalmente reconhecidos.

A Atenção Básica/Saúde da Família é organizada por meio do trabalho interdisciplinar em equipe, mediante a responsabilização de Equipes de Saúde da Família (ESF) num dado território – área de abrangência de uma população adstrita. Trabalha com foco nas famílias, por intermédio de vínculos estabelecidos, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde.

Dentre alguns desafios para se alcançar integralidade na assistência à saúde da mulher na Atenção Básica, estão as ações de controle dos cânceres do colo do útero e da mama. O câncer está entre as principais causas de morte na população feminina e, a mudança de hábitos, aliada ao estresse gerado pelo estilo de vida do mundo moderno, contribuem diretamente na incidência dessa doença.

Alguns fatores como o tipo de alimentação, o sedentarismo, o tabagismo, a sobrecarga de responsabilidades. Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama aumento considerável do número de mulheres chefes de família , a competitividade, o assédio moral e sexual no mundo do trabalho, têm relevância destacada na mudança do perfil epidemiológico da situação e doença das mulheres.

Considerando a alta incidência e mortalidade relacionadas à essas doenças é responsabilidade dos/as/gestores/as e dos/as profissionais de saúde realizarem ações que visem o controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Apesar dos avanços tecnológicos para detectar o câncer precocemente ainda é alto o número de mulheres que não procuram o serviço de saúde- Unidade Básica de Saúde, para realizar o exame Papanicolau (preventivo do câncer do colo do útero). Com o olhar focado na prevenção e promoção em saúde;

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024